Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Família de aventureiros em Ibicoara cria roteiros turísticos para quem gosta de adrenalina

Após anos de experiência conhecendo as trilhas, a família mais aventureira da Chapada lançou cinco roteiros esportivos para começar o ano de 2019 com muita adrenalina | FOTO: Divulgação/Guia Chapada Diamantina |

A Família X, formada por uma mãe, um pai e duas filhas, optaram por morar numa comunidade em Ibicoara, na Chapada Diamantina, e está cada vez mais determinada a apresentar o que há de melhor no esporte de aventura na região para os visitantes. Após anos de experiência conhecendo as trilhas, estudando a geografia local e ouvindo as histórias dos moradores antigos, a família mais aventureira da Chapada lançou cinco roteiros esportivos para começar o ano de 2019 com muita adrenalina.

Trilha Trans Sincorânea (Corrida de Montanha)
O roteiro turístico com a maior distância da Bahia, voltado para aqueles aventureiros mais ousados. São 120 quilômetros e com 2.420 metros de altitude e trilhas bem técnicas. Pode ser feita em 30 horas, o menor tempo registrado, ou em vários dias.

A saída é no pacato povoado do Baixão, em Ibicoara, cruzando toda a extensão do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), passando pelo município de Mucugê e culminando no povoado do Vale do Capão, em Palmeiras. A paisagem dos Gerais Machombongo, Rio Preto e Vieira, como são conhecidos os campos de altitude na região, encontram em uma trilha marcada de história da remota época do garimpo.

Contorno no Parque Nacional
Um contorno do PNCD em dois dias ou mais, com ou sem logística de carro, pernoitando em pousadas. São 360 quilômetros que incluem trilhas técnicas, estradão e rodovia, em meio às montanhas da Chapada, onde sempre é possível um banho de rio além da contemplação das maiores cachoeiras do Brasil!

Essa aventura passa pelos 6 municípios que fazem limite com o Parque Nacional: Ibicoara, Itaetê, Andaraí, Lençóis, Palmeiras e Mucugê. Cada cidade traz com suas peculiaridades, belezas e histórias que vão desde pinturas rupestres às expedições do século passado, como a de Theodoro Sampaio, Coluna Prestes e as guerras dos coronéis durante o Ciclo do Diamante. A culinária sertaneja ao longo do percurso é arreigada de pratos típicos, onde é possível degustar cafés e cervejas de produtores artesanais nas cidades mais badaladas da Chapada.

Frente do Refúgio X, encravado nas montanhas do Campo Redondo, em Ibicoara | FOTO: Divulgação/Guia Chapada Diamantina |

Caminhos dos Tropeiros e Cachoeira Encantada de Mountain Bike
São 30 quilômetros de trilhas técnicas com muito single, rockgarden e downhill. A paisagem é de tirar o fôlego: banhos de rios e o visual de umas das maiores cachoeiras do Brasil agregam ainda mais beleza nessa aventura. O caminho é repleto de histórias, desde trilhas desgastadas com o passar das tropas de mulas a pinturas rupestres estimadas em 8 mil anos.

Três Picos do Nordeste (Corrida de Montanha)
Roteiro turístico para todos aqueles loucos por montanha. São 30 quilômetros de trilhas técnicas, com subidas e descidas. A paisagem natural e a história da pacata cidade de Rio de Contas – extremo sul da região da Chapada – trazem ainda mais beleza a esta vivência entre esporte e montanha.

Cinco cachoeiras em 1 dia (Corrida de Montanha)
São 35 quilômetros com baixa altimetria e muito leito de rio, o que deixa a aventura ainda mais técnica e cheia de desafios. As cachoeiras da Fumacinha, Buracão, Véu de Noiva, Licuri e Rio Preto são os atrativos naturais da cidade de Ibicoara ao sul do Parque Nacional que serão visitadas neste roteiro.

O Refúgio FX
A Família X dispõe de uma hospedaria destinada a praticantes de esportes de montanha das mais variadas modalidades, que se contentem em dormir num local de estrutura simples e ao mesmo tempo muito rica, do ponto de vista da natureza exuberante que o local oferece. Jornal da Chapada com informações do site Guia Chapada Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas