Ícone do site Jornal da Chapada

Durante o carnaval de Salvador, TVE homenageia capoeirista; Mestre Moa foi morto em uma discussão política

Jornalistas Rita Batista, Maíra Azevedo e Wanda Chase participam da cobertura | FOTO: Divulgação/TVE |

Romualdo Rosário da Costa, Mestre Moa do Katendê, será o homenageado da TVE na transmissão do Carnaval 2019. A memória e o legado cultural afro-baiano do capoeirista, idealizador do Afoxé Badauê, serão lembrados pela emissora que, pelo segundo ano, será a única a transmitir ao vivo dos três circuitos: Campo Grande, Pelourinho e Barra-Ondina. Outra novidade é a participação da jornalista Maíra Azevedo, ao lado de outros profissionais como Rita Batista e Wanda Chase, no comando da transmissão.

Assassinado em outubro de 2018 após discussão política, Moa era mestre de capoeira, músico, compositor, dançarino, ogã, artesão, educador e ativista da causa negra. O artista começou a compor para os blocos afro na década de 70. Como compositor, venceu um festival de música do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do carnaval de Salvador, com a canção ‘Bloco Beleza’.

O sucesso o fez ingressar no grupo folclórico de percussão Viva Bahia, que viajou em turnê pela Europa para apresentações em Portugal, Itália e Alemanha. Em 1978, Moa criou o Afoxé Badauê, que venceria, no ano seguinte, o carnaval na categoria afoxé. Neste mesmo ano, sua música ‘Badauê’ foi gravada por Caetano Veloso, no LP Cinema Transcendental. A canção, eternizada pelo Ilê Ayê, é um Afoxé que conta a história do Badauê.

Durante os seis dias de carnaval, a emissora pública exibirá por mais de 70 horas ao vivo toda a diversidade da festa, além de conteúdos de cidades do interior do estado. Através do site O Canal do Carnaval, pelo Facebook, Twitter e Instagram (/tvebahia), os internautas poderão acompanhar tudo ao vivo. A rádio Educadora FM também preparou uma programação especial para o Carnaval e realizará a transmissão dos shows do Pelourinho. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas