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Chapada: Empresário de Jacobina destaca importância do Sebrae na gestão do negócio

À medida empresas que abriam, o farmacêutico Lucas Carneiro buscava mais conhecimento nas áreas de gestão e inovação | FOTO: Rafael Santana/ASN BA |

Esbarrão? Sorte? O encontro do empresário Lucas Carneiro com o programa Agente Local de Desenvolvimento (ALI) não aconteceu por acaso. O relacionamento do empreendedor com o Sebrae começou no ano de 2001, quando ele cursava a Faculdade de Farmácia em Aracaju (SE). Em 2003, Lucas voltou ao município de Jacobina, na Chapada Norte, e abriu a Farmácia Formullar, estreitando, ainda mais, a relação com o Sebrae. A medida que abria outras empresas, hoje são cinco, ele buscava mais conhecimento nas áreas de gestão e inovação.

“Desde o início, o Sebrae foi meu parceiro em tudo. Ultimamente, por meio do ALI/Sebraetec, focamos exclusivamente nos processos com o objetivo de melhorar a produtividade, reduzir o retrabalho e os custos operacionais”, ressalta Lucas. Nestes mais de 17 anos de relacionamento, Carneiro participou de diversas soluções Sebrae, dentre elas: Iniciando Pequenos Grandes Negócios (INPG), Congressos Estadual do Empreendedor em Porto Seguro, Empretec, participação no Prêmio MPE (2009/ 2012 e 2014), Programa Sebrae de Gestão de Qualidade (PSGQ) e ALI.

“Fomos a primeira empresa de Jacobina a vencer a etapa estadual do Prêmio MPE 2009, participamos na categoria Comércio. De lá para cá, muitos outros empreendedores despertaram o interesse em participar da premiação como de outras soluções do Sebrae”, observou. O ALI veio em 2018 e, por meio do programa, o empreendedor contratou Soluções Sebraetec. Ele está entre os empresários jacobinenses que adquiriu o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Obrigação legal às empresas que tenham ao menos um funcionário, os programas devem ser renovados anualmente. Apenas nas contratações, Lucas economizou mais de R$ 10 mil/ano no custo fixo, R$ 1.740,00 por empresa. Para o gerente regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, o investimento em soluções do Sebrae deve ser feito estrategicamente. “O portfólio de soluções fori investido por etapa. Destaco o ALI e Sebraetec no momento certo e de acordo as percepções do empreendedor. Essa é a lógica. O Sebrae fomentando o empreendedorismo com a premissa e foco do cliente, afirma.

Agora, a Farmácia Formullar se prepara para a Certificação ISO 9001. Para isso, a empresa contratou o Sebratec de preparação. O ISO 9001 é renovado a cada dois anos. “A próxima consultoria que iremos contratar é a de Certificação do ISSO e a Metrologia – obrigação e inspeção anual de pesos e medidas seguindo normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, garante Lucas. A comunicação/marketing da empresa também tem evoluído. Além de contas nas redes sociais Facebook, Instagram e no YouTube, o empreendedor contratou consultoria de imagem e marketing digital para auxiliá-lo nestas áreas.

“Produzimos conteúdos que mostrem os benefícios dos nossos produtos, dicas de saúde e tudo mais que possa contribuir e envolva a qualidade de vida das pessoas”, finalizou Lucas. As informações completas sobre as soluções do Sebrae podem ser obtidas na agência da entidade em, localizada na Rua J. J. Seabra, 69, bairro da Estação. Telefone (74) 3621-4342. Empreendedores de Senhor do Bonfim, podem comparecer à Rua Benjamin Constant, 12, Centro. Telefone (74) 3541-3046. As informações são da Agência Sebrae de Notícias da Bahia.

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