Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Encontro pedagógico 2019 em Itaberaba reúne trabalhadores da educação municipal

A professora India Clara, a secretária Nogma Brito (Seduc), o prefeito Ricardo Mascarenhas, a coordenadora de Gestão da Seduc, Juci Leão, a professora Jane Haddad e o professor Joval Lacerda | FOTO: Divulgação |

Os profissionais da educação, dentre professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Rede Municipal de Ensino (RME) de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, participaram do I Encontro Pedagógico 2019 — Dimensão Coletiva, na última quinta-feira (14), realizado na quadra da Escola Municipal de ‘Tempo Integral’ Presidente Tancredo de Almeida Neves. Cerca de 600 profissionais participaram do evento que foi marcado pelo anúncio de mais investimentos para a Educação de Itaberaba.

Diversas autoridades estiveram presente na Abertura do Encontro, esta manhã, dentre elas o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), acompanhado pela a vice Maria José Novais e por diversos secretários municipais e outros gestores públicos. Também estiveram presentes, o Tenente Coronel da Polícia Militar (PM) Marcelo Queiroz de Souza Pinto, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e os vereadores Amauri Menezes e Amarildo Dias, representando o poder legislativo.

O I Encontro Pedagógico da RME 2019 contou com as participações especiais dos professores palestrantes convidados Joval Lacerda que falou sobre os “Professores Fora de Série”, Jane Haddad que tratou da “Gestão de Comportamentos” e Índia Clara que abordou a questão da “Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a trajetória do Currículo Bahia”.

O encontro foi aberto pela secretária municipal de Educação (Seduc), Nogma Andrade Brito, que deu as boas-vindas a todos, destacando o papel fundamental que o profissional de Educação desempenha na sociedade. A secretária agradeceu a toda a equipe técnica da Seduc, composta pelas coordenações de Administração, Gestão e Pedagógica, pelo apoio incondicional, e, especialmente, a todos os professores da Rede.

Palestras Especiais
Para o professor Joval Lacerda, que mobilizou todas as atenções com uma divertidíssima palestra motivacional de abertura, o Encontro Pedagógico “é um momento de dar um ‘choque’. A ideia aqui, na verdade, é girar a chave mental dos professores para que eles entendam que, o ano que começa agora, precisa começar com motivação, entusiasmo e geração de esperança”, disse o professor.

Segundo ele, é preciso valorizar o potencial dos alunos e profissionais que estão na rede pública, para que eles entendam que podem alcançar as primeiras posições. “O que a gente faz aqui com os professores é buscar um despertar, para que eles possam resgatar o brilho nos olhos do início, mostrando para eles que, apesar das dificuldades e da escassez de recursos, é preciso continuar acreditando”, completou Lacerda.

A professora Jane Haddad, que realizou a segunda palestra do dia, tratando da ‘gestão comportamental’, afirmou acreditar que “a transformação da educação começa de dentro para fora. Então é importante que os professores retomem o ano com esperanças renovadas e que, principalmente, eles consigam superar qualquer dificuldade que surja pelo caminho, porque as crianças, dentro da sala de aula, elas precisam acreditar nos adultos que estão ali”, disse Haddad.

Já a professora Índia Clara, que tratou das questões relacionadas com os Currículo Escolares, “planejar é muito importante e o papel principal do professor é pensar no ano letivo. Fazendo isso, demonstra que ele está preocupado e dedicado a fazer diferente. Então, quando uma iniciativa como esse Encontro Pedagógico começa trazendo a reflexão sobre temas importantes, como a aprendizagem do estudante do século 21, é fundamental a sua existência”, observou a professora.

O ano da Educação de Itaberaba
O prefeito Ricardo reafirmou, na oportunidade, o compromisso da gestão ‘Cidade de Todos’ com a educação do município. Na oportunidade foram anunciadas a aquisição de 1.900 kits escolar Educação Infantil, 4.015 kits escolar Anos Iniciais, 4.307 kits escolar Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, também foram adquiridos 649 kits professor, 1.900 mochilas para a Educação Infantil (com fita refletiva azul) e 4.014 mochilas para a educação para os Anos Finais (com fita reflexiva amarela), num investimento total de mais de R$ 600 mil. Este ano, pela primeira vez na história, todos os alunos da Educação Infantil da RME receberão fardamentos novos, distribuídos gratuitamente pela prefeitura de Itaberaba.

Em seu pronunciamento, o prefeito reafirmou que haverá mudanças no setor. “Em 2019 e 2020 nós vamos fazer uma revolução na Educação de Itaberaba, tanto na vida dos profissionais de educação quanto na infraestrutura das escolas. Toda escola da rede pública municipal terá laboratórios de informática e ciências, além de quadras desportivas. Esse, é mais um compromisso que nós vamos cumprir e vai ser um marco na educação de nossa cidade”, disse o prefeito.

Dentre as ações que já estão sendo implantadas, o prefeito pontuou a “Blitz da Educação” que são visitas, sem hora marcada, às unidades escolares da RME, realizadas pelo gestor e pela secretária de Educação, que servirão tanto para aproximar a gestão da comunidade escolar quanto para fiscalizar, reforçando as boas práticas administrativas, pedagógicas e de gestão, corrigindo aquelas que não estejam alinhadas com o planejamento educacional. Jornal da Chapada com informações de Assessoria

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas