Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Moradores de Mucugê denunciam queimadas em lixão do município; veja vídeos

Ao menos três pessoas entraram em contato para falar sobre os problemas no lixão; acúmulos de animais, sucatas e constante queima de materiais perigosos | FOTO: Montagem do JC |

Moradores do município de Mucugê, localizado na Chapada Diamantina, entraram em contato com o Jornal da Chapada para denunciar as queimadas de resíduos no lixão local. Segundo um dos moradores da área, que não quis se identificar, até mesmo lixo hospitalar, incluindo um feto (dado que não foi confirmado pela reportagem), já foi visto sendo queimado. Foram enviados vídeos e fotos da incineração irregular do material, o que causa sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Ao menos três pessoas entraram em contato para falar da denúncia.

Nos vídeos enviados ao Jornal da Chapada, as imagens mostram diferentes tipos de entulhos. Desde lixo orgânico, passando por pneus, sucatas de veículos, restos de materiais de construção, tudo ao lado de muitos urubus, e o chorume característico de lixões. Essas imagens tiveram os áudios suprimidos para não identificar a pessoa que fez as gravações. “Prefiro não ser identificado, as pessoas aqui em Mucugê são muito apaixonadas quando se fala em política, e essa administração está deixando a desejar”, descreve um dos denunciantes.

1 / 10

Mais crítica, uma das pessoas que narra um dos vídeos da denúncia aponta que o local é tido como um espaço de reciclagem, mas não apresenta estrutura para tal. “Além de lixo tem carros abandonados, motos e outras sucatas, muita sujeira e o lixo segue pegando fogo. Aqui tem de tudo, não é espaço para reciclagem nem aqui, nem na China. Esses carros que aparecem são sucatas enviadas pela prefeitura”, dispara outro denunciante.

Vale lembrar que segundo pesquisas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Nordeste apenas 36,3% dos municípios possuíam Plano Integrado de Resíduos Sólidos em 2017. O fato não mudou muito em termos de implantação desse tipo de projeto. A equipe de reportagem do Jornal da Chapada procurou o secretário de Meio Ambiente do município e o próprio prefeito, Manoel Luz (PSD), e enviou e-mail para a Assessoria de Comunicação da prefeitura, mas até o fechamento desta matéria não recebeu respostas.

Jornal da Chapada

Confira vídeos enviados ao Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas