Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ex-prefeito de Juazeiro fica sem mandato, mas ganha cargo no gabinete do governador Rui Costa

Isaac foi condenado em 2016 sob acusação de desvio de recursos públicos no ano de 2009 | FOTO: Divulgação |

capa
Isaac Carvalho disputou a eleição para deputado federal no ano passado, obteve mais de 100 mil votos, mas teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral | FOTO: Reprodução |

O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB) foi nomeado para o cargo de assistente especial na Casa Civil para atuar no gabinete do governador Rui Costa (PT). Carvalho disputou a eleição para deputado federal no ano passado, obteve mais de 100 mil votos, mas teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. A candidatura do ex-prefeito foi alvo de um pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Federal (MPF) com base na Lei da Ficha Limpa.

Em maio de 2016, o gestor já havia sido condenado pela Justiça a um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, por cometer ilegalidades com recursos públicos. Contra ele pesa a acusação de que, ao longo de 2010, remanejou ilegalmente recursos orçamentários por meio de decretos para a abertura ilícita de créditos adicionais suplementares, cujo montante era de aproximadamente R$ 112 milhões.

À época, os desembargadores substituíram a prisão pela perda do cargo e inelegibilidade e inabilitação para o exercício de função pública durante cinco anos, além do pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade. As informações são do BNews.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas