Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Atletas de bicicross se encontram em Itaberaba para a etapa do Nordeste Brasil de BMX 2019

Esta primeira etapa do campeonato contará com a participação de mais de 200 pilotos de todas as categorias da modalidade, representando cinco estados da região Nordeste | FOTO: Divulgação/Secom |

Será nos dias 16 e 17 de março, a primeira etapa do Campeonato Nordeste Brasil de BMX 2019, promovido pela Liga Nordeste Brasil de Bicicross (LNBBX), com o apoio da Associação de Bicicross de Itaberaba (ABI), em parceria com a prefeitura do município da Chapada Diamantina. Este é o segundo grande evento da modalidade que Itaberaba recebe, desde que a pista de bicicross foi totalmente reformada e adequada ao padrão das grandes competições oficiais.

Em novembro passado, Itaberaba sediou a final do Campeonato Baiano de Bicicross BMX 2018. Na oportunidade, o nível técnico da pista chamou a atenção de representantes da Liga Nordeste que perceberam o potencial do equipamento para a realização de competições com atletas de alta performance. Itaberaba conta com uma pista de bicicross em formato padrão, com pouco mais de 300 metros de extensão.

Segundo a ABI, esta primeira etapa do campeonato contará com a participação de mais de 200 pilotos de todas as categorias da modalidade, representando cinco estados da região: Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Paraíba. Além disso, a etapa de Itaberaba contará também com a participação, como convidados, de dois pilotos do estado de São Paulo. Na oportunidade devem ser disputadas cerca de 26 baterias, sendo que o dia 16 será reservado apenas para os treinos livres.

Desde sua criação, há 7 anos, a pista de Itaberaba nunca recebeu o apoio e incentivo que está tendo agora, informa Fernando Laranjeira, presidente da ABI e atual campeão da Liga Nordeste Brasil. “Com o apoio que estamos recebendo da Prefeitura de Itaberaba, os resultados positivos já começam a aparecer, o que se reflete tanto a realização de grandes competições da modalidade quanto no aumento do número de praticantes do esporte”, disse Laranjeira.

Além de ganhar iluminação (para treinos noturnos), a gestão ‘Cidade de Todos’ realizou ainda reparos nos ‘paredões’ — curvas acentuadas nas quais os atletas chegam a se inclinar quase serão 90º — que foram totalmente concretados e aumentados para dar mais emoção e segurança para todos, amantes e praticantes do esporte. A pista de Itaberaba está qualificada, inclusive para a realização de competições nacionais.

A primeira etapa do Campeonato Nordeste Brasil de BMX 2019 é uma realização prefeitura de Itaberaba, através das secretarias municipais de Desporto, Lazer e Turismo (Sedeltur), de Saúde (Sesau) e de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Liga Nordeste Brasil de Bicicross (LNBBX) e o apoio da Liga de Bicicross de Itaberaba (ABI). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas