Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Moradores de Nova Redenção avaliam dolina formada na zona rural do município

Não foi descartado a possibilidade da causa da depressão no solo ser por conta de ações humanas, “por excessivo bombeamento do rio subterrâneo” | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Moradores da comunidade do Espírito Santo, cerca de cinco quilômetros do centro urbano de Nova Redenção, município da Chapada Diamantina, ajudaram técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo no mapeamento da mais nova dolina da cidade, de três anos.

A dolina é uma depressão no solo, geralmente possui formato aproximadamente circular e são mais larga que profunda. Quando formadas sob o curso de um rio podem dar origem a um sumidouro, o que é o caso de Redenção, conforme afirmou o ativista ambiental Robson Alves dos Santos.

1 / 9

Segundo ele, as últimas chuvas fizeram as placas superiores das dolinas despencarem. “Foram placas grandes e obstruiu entrada da dolina”, afirmou ao Jornal da Chapada. Alves afirmou que há um mapeamento de, pelo menos, 20 dolinas no município. Mas a última registrada figura entre as maiores, com 32 metros de diâmetro e 19 metros de profundidade.

“Essa é grande e mais recente. A tendência é aumentar com as chuvas, pois avaliamos fraturas na placa superior”, informou Robson. E ele não descartou a possibilidade da causa ser por conta de ações humanas, “por excessivo bombeamento do rio subterrâneo”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas