Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rui Costa discute melhoria do ensino e da aprendizagem com educadores em Itaberaba

O secretário Jerônimo Rodrigues enfatizou que a atividade dinamiza a relação da Secretaria da Educação com os gestores e coordenadores pedagógicos | FOTO: Divulgação/Claudionor Jr |

O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, sediou, nesta sexta-feira (8), o quarto encontro do governador Rui Costa com gestores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. Desde o mês de fevereiro, Rui, juntamente com o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a equipe técnica da Secretaria, está indo às escolas no interior, para ouvir os educadores sobre ações voltadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A atividade já foi realizada em Alagoinhas (NTE 18), Jacobina (NTE 16), em Lençóis (NTE 3) e vai envolver todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação.

Nesta sexta, o encontro contou com educadores de 22 escolas ligadas ao NTE 14, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba. O governador Rui Costa falou sobre a importância da troca de experiências e compartilhamento de esforços para o fortalecimento da Educação.

“Eu acredito na união de esforços para que todos sejam capazes de contribuir na busca pela melhoria do ensino e da aprendizagem. Não conseguimos fazer nada sozinhos. Então, devemos trabalhar para que os esforços sejam compartilhados na perspectiva de que o estudante é o protagonista destas ações. É importante a infraestrutura das escolas, onde estamos atuando intensamente, mas sem esquecer que muitos estudantes também se destacam em unidades que não possuem a estrutura adequada. Por isso, pretendemos, com os encontros, alinhar ações que mantenham as escolas dando todo o suporte para a melhoria da educação”, destacou Rui.

O secretário Jerônimo Rodrigues enfatizou que a atividade dinamiza a relação da Secretaria da Educação com os gestores e coordenadores pedagógicos. “Queremos chegar aos 27 Núcleos Territoriais de Educação, com nossa equipe técnica, debatendo com os educadores melhorias de infraestrutura e educação. Neste ano, com a continuidade do processo, estamos contando, agora, com a presença do governador Rui Costa, que mostra o seu compromisso com a educação”, afirmou Jerônimo, ao acrescentar que “a educação deve estar atrelada às melhorias estruturais, mas, sobretudo, ao ensino e a aprendizagem, que desenvolvem o conhecimento do aluno em seu caminho de formação”.

A diretora Joseane Ribeiro, do Colégio Estadual João Queiroz, em Tapiramutá, falou sobre os desdobramentos do encontro. “Tivemos a chance de mostrar nossas demandas para a comitiva do governo e de aumentar a nossa proximidade com os gestores do Estado. Estamos no município mais distante da sede do NTE 14, e termos este encontro de debates e alinhamentos é fundamental na busca pela melhoria da educação”, afirmou.

A diretora Elizete Silva, do Colégio Estadual Centenário, em Itaberaba, ficou otimista com os encaminhamentos. “É importante esta reunião para que apresentemos nossas necessidades. Este é um processo que deve ser intensificado já que a educação é uma continuidade. Acreditamos que temos a capacidade de melhorar a nossa realidade e o ensino e a aprendizagem. Com certeza, o suporte do governo vai contribuir bastante para esta conquista”, enfatizou.

Durante a sua passagem pela região, o governador também esteve em Lajedinho, quando inaugurou o novo prédio do Colégio Estadual Professora Delzair do Nascimento Galvão. A unidade escolar, destruída pela enchente que devastou a cidade no final de 2013, ganhou novo endereço (Rua Dermeval Rocha da Silva), além de uma ampla estrutura, englobando seis salas de aula, cozinha, biblioteca, auditório, refeitório, banheiros, laboratórios de Ciências e de Informática, ambientes administrativos e uma quadra poliesportiva coberta, em um investimento da ordem de R$ 3 milhões. As informações são da SEC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas