Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Bahia Pesca e Desenbahia assinam contrato para beneficiar pequenos produtores de Itaetê

O prefeito de Itaetê, Valdes Brito, diz que o projeto será um avanço na economia do município | FOTO: Divulgação/Ascom |

Os pequenos produtores do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, serão beneficiados com linha de crédito de R$ 1 milhão para a criação de peixes em tanque rede na Barragem Bandeira de Melo, que banha o município. Na última sexta-feira (15), aconteceu a assinatura do contrato entre a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e os piscicultores, na Câmara de Vereadores de Itaetê. Cada produtor será responsável por seis tanques redes e receberá assistência por técnicos da Bahia Pesca e do Desenbahia durante cada etapa do projeto, desde a elaboração da proposta de financiamento até a retirada dos peixes para venda e consumo.

“Terminamos uma caminhada e estamos iniciando outra. A Barragem Bandeira de Melo tem uma capacidade enorme e precisamos fazer valer a força do nosso trabalho. Em breve quero ver o pescado de Itaetê chegando ao mercado de Salvador”, disse o presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues. Inicialmente, 50 famílias serão beneficiada com o projeto, que visa produzir 240 toneladas de peixes por ano. “Estamos muito felizes e ansiosos para começarmos a produzir e vender”, disse a presidente da associação dos pescadores do município, Glasdy Oliveira. Em Itaetê, o projeto acontece em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Turismo e Cultura, que emitiu a licença ambiental para o início das ações.

1 / 6

“A gente vem namorando esse projeto há muito tempo, não foi uma tarefa fácil consegui-lo. Mas hoje, graças a Deus e ao esforço do prefeito, finalmente ele chegou para Itaetê. Quero agradecer a todos os técnicos da Bahia Pesca pela ajuda e parceria”, disse o secretário de Agricultura, Jorge Teodoro. Segundo o prefeito de Itaetê, Valdes Brito, o projeto será um avanço na economia do município. “Quero agradecer o carinho que a Bahia Pesca e a Desenbahia têm por nossa população e ao deputado Eduardo Salles que sempre está buscando o melhor para nós. A barragem tem uma capacidade enorme e creio que vamos transforma-la em um polo gerador de emprego e renda. Se a gestão está dando certo é porque todos nós estamos juntos, unidos e aliados ao governo do estado”, disse.

O deputado estadual Eduardo Salles, que fez questão de acompanhar o evento, falou das conquistas da nova administração. “Itaetê está avançando cada vez mais. Esse é um projeto que pode ser o futuro do desenvolvimento da cidade. Podemos ser os maiores produtores de tilápia do Brasil”, afirmou. “Estamos iniciando com o projeto piloto e se tudo der certo vamos implantar em outras barragens do estado”, disse o presidente do Desenbahia, Francisco Miranda.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas