Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Deputado do PT diz que prefeito de Jacobina não honrou reabertura do Hospital Regional

O parlamentar petista Jacó e o secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas | FOTO: Adson Brito |

O deputado estadual Jacó (PT) afirmou, nesta terça-feira (19), em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que o prefeito do município de Jacobina, na Chapada Norte, Luciano Pinheiro (DEM), solicitou recursos do governo do estado, mas não “botou um real” na reforma do Hospital Regional. A situação da saúde pública na Bahia foi um dos temas da audiência realizada na manhã desta terça-feira entre a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

“Quero mandar um recado pro pessoal de lá (Jacobina). O prefeito fez uma promessa de campanha, que ia reabrir o Hospital Regional. O governador Rui Costa visitou Jacobina, topou a parceria com o município para garantir a abertura, o prefeito assinou o documento, o estado disponibilizou os recursos, mas o prefeito não botou um real no hospital. Então, povo de Jacobina, vocês estão sendo enganados”, afirmou Jacó em pronunciamento na Alba.

Na audiência entre os deputados da Comissão de Saúde da Alba e o secretário Fábio Vilas-Boas, Jacó também quis saber qual a previsão de construção de uma policlínica na Chapada Diamantina – a ordem de serviço deve ser assinada ainda este ano pelo governador – e sugeriu a criação de um serviço de atendimento psiquiátrico domiciliar (uma espécie de centro de atendimento psicossocial) em casa.

Jacó se inspirou em drama pessoal, mas que atinge milhares de famílias baianas, para fazer a proposição: com um irmão doente em Jacobina, sob os cuidados de uma irmã com mais de 60 anos, são grandes as dificuldades de deslocamento até um CAPS com esse tipo de paciente. “Como criar um sistema ou maneira de os agentes comunitários fazerem esse atendimento em casa?”, perguntou.

A audiência com o secretário Fábio Vilas-Boas teve como tema principal a Central de Regulação do Estado. O gestor apresentou o funcionamento do novo sistema que recebe as demandas das diversas unidades de saúde da Bahia, como internações, exames e procedimentos cirúrgicos. “O secretário nos mostrou o que está sendo feito para reduzir a fila da regulação, procedimentos e encaminhamentos. Estão de parabéns ele e sua equipe, que estão se dedicando para melhorar a vida do povo do nosso estado”, disse Jacó. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas