Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Agricultura familiar é destaque na edição 2019 da ExpoParaguaçu em Itaberaba

O governador Rui Costa visitou Itaberaba e esteve nos estandes da agricultura familiar para conhecer mais dos alimentos da produção rural | FOTO: Divulgação/André Frutuoso |

A força produtiva do rural baiano, presente em 23 municípios, marcou presença na 3º Edição da ExpoParaguaçu e Feira Territorial da Agricultura Familiar, realizada em Itaberaba, na Chapada Diamantina, município conhecido popularmente como ‘a terra do abacaxi’ devido ao vasto volume de produção do fruto. O evento, que teve início na última sexta-feira (22), no Parque do Horto Municipal, na BR-242, segue até este domingo (24), e tem a expectativa de receber 16 mil pessoas. A ExpoParaguaçu tem apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Na sexta-feira (22), o governador Rui Costa (PT) e a sua comitiva estiveram em Itaberaba, visitaram os estandes da agricultura familiar e provaram alguns alimentos da produção rural, em especial, a jaca desidratada, feita pela Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita). “O governador é um grande incentivador da agricultura familiar e receber essa visita ilustre é importante para a gente mostrar que o trabalho em parceria e com união vem dando certo”, salientou Josaniel Oliveira, diretor fiscal da Coopaita.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, integrou a comitiva do governador e observou que a ExpoParaguaçu é “um evento maravilhoso de Itaberaba, onde a gente posiciona a agricultura familiar dentro do cenário econômico do território. Normalmente, em muitas feiras do agronegócio, não existia um espaço para a agricultura familiar, e isso está se modificando a cada dia, demonstrando que o agronegócio e agricultura familiar podem conviver bem, todos os dois ganham, geram riquezas e oportunidades de comercialização”.

Já o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fabrício Martinez, contou que foi “inspirado na estrutura e organização da Feira da Agricultura Familiar promovida pela SDR/CAR que fizemos a nossa aqui em Itaberaba”. Segundo ele, a expectativa de movimentação financeira com a ExpoParaguaçu “é de cinco milhões durante os quatro dias de atividades”.

Comercialização
Artesanato, produtos derivados do abacaxi, jaca, caju e outras frutas, hortaliças, panelas de barro, feira orgânica, feira de negócios, festival gastronômico e outras atrações são encontradas ExpoParaguaçu, até domingo (24). A diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercado da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF/SDR), Elisabete Costa, informou que a estratégia de comercialização tem sido trabalhada pela SDR, “de forma consistente, para viabilizar a venda dos produtos da agricultura familiar”.

“A participação em feiras tem crescido bastante, pois é uma oportunidade para comercializar os produtos, principalmente para aqueles que ainda não estão organizado em cooperativas. Nota-se que, a partir daí, eles se motivam a qualificar mais ainda sua produção, consequentemente, buscar outros mercados para ter mais renda”, salienta Costa.

Mudas
Como parte das ações de apoio da SDR/CAR à ExpoParaguaçu, foram entregues 12 mil mudas frutíferas e essências florestais, beneficiando 50 agricultores familiares cadastrados no Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes (SSMS), solicitado pela prefeitura municipal de Itaberaba. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas