Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Comandante do 11º BPM em Itaberaba visita redação do Jornal da Chapada e fala das novas ações na região

Em entrevista, o tenente coronel Marcelo Pinto disse que inúmeras atividades internas e externas têm contribuído para diminuir os índices de criminalidade na região da Chapada Diamantina | FOTO: Jornal da Chapada |

O tenente coronel Marcelo Pinto, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Itaberaba, na Chapada Diamantina, esteve nesta terça-feira (2) com a editora chefe do Jornal da Chapada, Deninha Fernandes, para falar sobre as novas ações na região chapadeira. Ele foi recebido por Deninha na redação do periódico e estreitou os laços com a imprensa regional. O comandante Marcelo solicitou os espaços para divulgação das ações desenvolvidas pela PM em Itaberaba e nos outros municípios alcançados pela jurisdição do 11º BPM.

“Estamos visitando todos os veículos de comunicação de Itaberaba e região. Já visitamos as Rádios, estabelecemos parcerias na divulgação dos nossos projetos e ações, faltava a visita ao Jornal da Chapada”, declarou o tenente coronel Marcelo Pinto. O militar, que veio da região de Guanambi onde, inclusive, realizou trabalho em combate à criminalidade, especialmente no tráfico de drogas, é um oficial moderno, midiático, e quer trazer o modelo de gestão participativa para Itaberaba e Chapada Diamantina. Coronel Marcelo estava acompanhado de outros militares, como a SD PM Patrícia Leal, que vem fazendo a Assessoria de Comunicação do Comando.

Além dos canais de comunicação em todas as redes sociais, a Polícia Militar tem promovido uma grande interação com outros veículos de comunicação social. Entre os projetos e ações desenvolvidas sobre o comando do coronel destaque para a ‘Ronda Escolar’, um policiamento exclusivamente voltado para a atenção a estudantes e unidades escolares, visando coibir a violência, e combater os atos ilícitos nas áreas próximas às escolas. As rondas acontecem na área urbana e rural diariamente nos horários de aulas e maiores fluxos (chegada e saída dos alunos).

Outro projeto é a ‘Polícia Mirim’, que consiste na aproximação da PM com a comunidade através de parceria firmada com associações de moradores, para desenvolver nas crianças uma percepção voltada para o civismo, ética e bons hábitos. O projeto tem duração média de dois meses e, nesse período, as crianças frequentam aulas no quartel às terças e quintas-feiras, para aprenderem noções de ordem unida, cultura local, Proerd, educação física, higiene pessoal e ética. As crianças participam ainda de passeios para conhecer o comércio e pontos turísticos da cidade e de palestras voltadas ao cuidado com a saúde.

Tem ainda o ‘Comando nos Bairros’, que aproxima a PM e a comunidade por meio de reuniões realizadas nos bairros com a população. A ação leva informações sobre as atividades realizadas pela unidade e busca entender os anseios e necessidades de cada localidade com o objetivo de ajustar a logística e empregar o policiamento de acordo com a demanda existente. Já a ‘Ronda Rural’, tem intensificado as ações de policiamento na área do campo, visando coibir ações delituosas, tráfico de drogas e acentuar as abordagens a pessoas e veículos, garantindo assim maior sensação de segurança. O policiamento é realizado por quatro policiais que, durante duas semanas, participaram de instruções de motociclismo tático.

O oficial militar ainda informou os projetos externos que pretende desenvolver. O ‘Cinema nos Bairros’, o ‘CETO Itinerante’, a ‘CIA Rural’ e a ‘Ronda Maria da Penha’, esse último uma carência do município que precisa urgentemente ser implementada. O comandante Marcelo Pinto falou dos projetos desenvolvidos internamente como o ‘Comando Itinerante’, que consiste na realização de visitas às sedes da CIA´s destacadas e DPM´s, para conhecer a tropa de cada localidade, ouvindo críticas e sugestões que possam melhorar os serviços ofertados.

E o ‘Café com o Comandantes’, um projeto que recebe, semanalmente, uma fração para tomar café da manhã em um ambiente de descontração. O comandante ouve os anseios e sugestões dos policiais militares para conhecer as necessidades do efetivo. Para motivar os soldados, o coronel Marcelo pretende implantar outros projetos internos – citando como exemplo a Academia de Musculação no Quartel e a Revitalização do Corpo da Guarda.

Marcelo Pinto atua em pareceria com o Comando Regional (CPR-Chapada) que tem como gestor o experiente coronel Walter Araújo. Dentre as estatísticas criminais com que foram reduzidas, o tenente coronel cita o controle dos casos de homicídios, já que há 40 dias não é registrado homicídios em Itaberaba. E a redução no número de assaltos a bancos na região da Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas