Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Representantes do Corpo de Bombeiros em Itaberaba almejam nova sede para ampliar e melhorar serviços

Reunião dos representantes do Corpo de Bombeiros com o prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas | FOTO: Divulgação |

Após anos tentando implantar novos projetos, oferecer cursos e treinamentos, formar turmas, avançar e interagir mais com a comunidade, além de ter um espaço adequado para sua tropa, o 11º Grupamento dos Bombeiros Militares (GBM), procurou a prefeitura de Itaberaba, na Chapada Diamantina, na última quarta-feira (3), almejando uma nova sede. O 11º GBM já tentou essa mudança em outras administrações municipais, mas nunca foi contemplado. Desta vez parece que será diferente.

O prédio antigo onde os bombeiros estão instalados, localizado no centro da cidade, não permite grandes reformas estruturais, e já não comporta o efetivo, atualmente, de 111 bombeiros, divididos nas Bases de Itaberaba e Lençóis, uma vez que a primeira cidade não tem estrutura para abrigar a todos. Além disso, para o comandante do 11º GBM, Major Jean Vianey, em um ambiente mais apropriado será possível “servir melhor a comunidade de Itaberaba e municípios vizinhos, garantir um crescimento institucional e melhorar a qualidade no trabalho dos Bombeiros Militares na cidade”.

Reunidos com o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) a conversa foi produtiva. Eles foram direto ao assunto e dividiram a dificuldade que vivenciam na estrutura atual, mas já apresentando uma proposta. A transferência da base do quartel atual para o Colégio Estadual João XXIII, na Avenida Rio Branco. O colégio está sob os cuidados do Institudo Federal Baiano (IFBaiano), que possui cessão de uso até 2020. Porém, o novo prédio do instituto já está quase pronto, e já existe até previsão de mudança. Junho deste ano.

Os Bombeiros querem a transferência da base do quartel atual para o Colégio Estadual João XXIII, na Avenida Rio Branco | FOTO: Divulgação |

Com a possibilidade de mudança da sede do 11ºGBM para o colégio, os bombeiros querem “implantar uma nova estrutura de qualificação, com torres de treinamento em salvamento em altura, tanques para capacitação na atividade de mergulho, ambientes confinados para treinamento em incêndios estruturais. Pretendem também permitir que no próximo concurso para ingresso na corporação, a cidade de Itaberaba possa sediar a formação de novos bombeiros militares, a exemplo de grandes cidades como Salvador e Feira de Santana”, explica o major Vianey.

Apesar da receptividade, o gestor municipal ainda esperará a mudança do IFBaiano para sua nova sede. “Eu não posso negar o pedido de uma corporação que tanto agrega à nossa cidade, sempre parceira e que cuida tão bem do nosso povo. Ter o Corpo de Bombeiros aqui em Itaberaba é uma honra, e o que for preciso para essa parceria permanecer em crescente, faremos. Depois da mudança, vamos aguardar com ansiedade os projetos sociais para crianças e jovens, a exemplo do projeto Bombeiro Mirim e Bombeiro Amigo do peito”, encerra Mascarenhas. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas