Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Simpósio amplia debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em Morro do Chapéu

O simpósio contou com a participação de representantes do setor privado e sociedade civil | FOTO: Divulgação/Sema |

Morro do Chapéu aderiu no final de 2018 aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). Para marcar o início dessas ações no município, foi realizado nesta quinta-feira (4), o primeiro Simpósio ODS – Agenda 2030. O secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, participou do evento ao lado do prefeito Leonardo Dourado e do secretário municipal do Meio Ambiente, Roque Fraga. O simpósio contou com a participação de representantes do setor privado e sociedade civil.

“Queremos contribuir para o desenvolvimento da cidade com o viés da sustentabilidade. Temos metas estabelecidas e objetivos para serem alcançados que vão nortear as ações, a legislação e as políticas públicas de Morro do Chapéu nos próximos anos”, explicou o secretário municipal Roque Fraga.

“Morro do Chapéu é um município com belezas naturais e um turismo forte. Para alcançarmos as metas, precisamos do engajamento de todos os parceiros. Vocês estão no caminho certo e serão referência em sustentabilidade”, ressaltou o secretário estadual João Carlos.

Na oportunidade, Luciana Santa Rita, coordenadora do Programa Água Doce (PAD) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), apresentou as ações do programa, tecnologia social que já conta com quase 200 sistemas de dessalinização de água salobra instalados no semiárido baiano, contribuindo com o acesso à água de qualidade para o consumo humano.

O secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, participou do evento ao lado do prefeito Leonardo Dourado e do secretário municipal do Meio Ambiente, Roque Fraga | FOTO: Divulgação/Sema |

A programação contou também com a apresentação da linha de base dos indicadores sociais, econômicos e ambientais do município; composição do Conselho do Instituto Tecnológico Geopark Morro do Chapéu; e a discussão com a comunidade do plano de ação e estruturação do PPA municipal em sincronia com as diretrizes dos ODS da ONU.

ODS
Agenda global com 17 indicadores e 169 metas adotadas pela ONU em 2015, ano em que expirou o prazo de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a ODS traz novas metas mais abrangentes, que incluem, por exemplo, a erradicação da pobreza, acesso ao saneamento básico e à energia renovável. O prazo limite para o cumprimento é 2030. As informações são da Sema.

Leia também

Chapada: Simpósio sobre Desenvolvimento Sustentável envolve profissionais nesta quarta em Morro do Chapéu

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas