Ícone do site Jornal da Chapada

Instituto Chapada apresenta ações educativas que serão desenvolvidas no Território da Chapada Diamantina

Gestores públicos firmam parceria para o desenvolvimento de ações educativas no Território através do Programa Melhoria da Educação | FOTO: Divulgação |

O “1º Encontro de Prefeitos, Secretários de Educação e Equipes Técnicas de 2019”, realizado pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), marcou o início das atividades do ano no território da Chapada Diamantina, onde o Instituto já atua há mais de 20 anos. Durante o evento foram apresentadas as propostas educativas a serem desenvolvidas, entre elas as ações do Programa Melhoria da Educação, que será realizado pelo Itaú Social, tendo o ICEP como parceiro executor.

Um dos eixos de atuação do projeto que será executado pelo ICEP prevê a sistematização do Regime de Colaboração Horizontal, ou seja, a parceria e articulação das ações educativas entre os municípios participantes, que vem sendo desenvolvido e aprimorado pelo Instituto Chapada nesta região ao longo destes anos. O trabalho integra as ações do Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Chapada Diamantina (ADE), articulação territorial que propõe uma corresponsabilização social pelo desenvolvimento da educação dos municípios que o compõem.

A proposta é articular os setores público, privado e a sociedade civil para promover a melhoria da qualidade da educação na região. Fernanda Novaes, Coordenadora Pedagógica Territorial do ICEP, salienta a importância da participação de toda a rede para o sucesso das ações: “A força desse território com secretários e equipes técnicas comprometidas, onde cada um desenvolve o seu papel, faz a diferença lá na sala de aula. Os nossos municípios estão em destaque no ranking baiano do Índice de Desenvolvimento da educação Básica (IDEB) e queremos nos manter neste lugar”, conclui.

Cybele Amado (à direita), fundadora do ICEP, recebe homenagens pelos incontáveis benefícios prestados à educação no território; Elisabete Monteiro (à esquerda) é a nova Diretora Presidente do Instituto | FOTO: Divulgação |

Entre as ações a serem desenvolvidas pelo projeto no Território da Chapada estão: a formação para prefeitos, secretários de educação e equipes técnicas; seminários didáticos avaliativos e a elaboração colaborativa dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todas as escolas e redes de ensino deverão adaptar e rever os seus currículos para iniciar a implementação até 2020, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A ocasião também foi marcada por muita emoção através das homenagens à Cybele Amado, fundadora do ICEP e atual Diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que nos relatou com emoção a história do Instituto Chapada que ao longo desses anos empenhou muito esforços juntos aos municípios pela melhoria da qualidade da educação no território.

Elisabete Monteiro, atual Diretora Presidente do Instituto, também recebeu homenagens do público, por suas incontáveis contribuições ao desenvolvimento do Instituto com o qual atuou como formadora e Diretora Pedagógica ao longo desses anos. Bete, como é mais conhecida, avalia que o evento marcou positivamente toda a equipe: “como sempre um encontro cheio de sensibilidade, acolhimento, profissionalismo, compromisso e parceria! Representou o espírito da nossa Instituição”. As informações são do ICEP.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas