Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Educação financeira é tema de palestra voltada a empreendedoras de Jacobina

Participante é desafiado a trabalhar as dez características essenciais do comportamento empreendedor | FOTO: Sércio Freitas/ASN |

capa
Palestra acontece dia 24 de abril, a partir das 19h, na Câmara de Dirigentes Lojistas | FOTO: Divulgação/Sércio Freitas |

Empreendedoras de diversos segmentos de comércio e serviço do município de Jacobina, na Chapada Norte, participam da palestra ‘Noções Básicas sobre Educação Financeira’. O evento acontece na quarta-feira (24), a partir das 19h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, na Rua São Salvador, 9, Conceição. Ministrada pelo educador financeiro Paulo Henrique, a palestra é fruto de uma parceria do Sebrae e da CDL. A ação é direcionada às participantes do Empreendedoras de Salto Alto (ESA) de Jacobina e dará início a uma série de encontros destinados ao grupo.

Segundo Paulo Henrique, a educação financeira é a arte de fazer com que o dinheiro trabalhe enquanto você se dedica a fazer o que gosta: “Não é guardar dinheiro. Devemos realizar as escolhas certas, colocando o dinheiro como nosso servo. Assim, teremos tempo e recursos para nos dedicarmos aquilo que realmente nos importa”. Para o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, saber lidar com o dinheiro é fundamental para a vida profissional e pessoal.

“Necessitamos fazer as pazes com as finanças e planejar o futuro de forma eficiente. A boa administração dessa área é capaz de transformar toda a realidade de um indivíduo”. Dados do Serviço de Proteção ao Comércio (SPC) indicam que em 2018 a inadimplência avançou 4,41% em relação ao ano anterior. Novembro registrou a maior alta de inadimplentes deste o ano de 2011. Além disso, a falta de educação financeira estão entre as principais causas pelo fracasso/fechamento de empresas.

Sobre o ESA
Inspirada no grupo Empreendedoras de Salto Alto (ESA), da cidade de Barão de Cocais/MG, o grupo foi criado em Jacobina em agosto de 2016. Atualmente, o grupo local conta com cerca de 200 participantes e tem o objetivo de apoiar o empreendedorismo feminino, divulgar produtos e serviços e fomentar a união das participantes.

As empreendedoras participam de um grupo no WhatsApp onde apresentam e vendem seus produtos, além de firmarem parcerias. Nos encontros presenciais são apresentados novos serviços e acontece ainda a troca e comercialização de produtos. As informações são da Agência Sebrae de Notícias Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas