Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vigésima sexta edição do Festival Municipal de Música premia artistas em Nova Redenção

O evento aconteceu no Centro Cultural Consuêdes Benevides e contou com a presença de 11 artistas locais | FOTO: Divulgação |

O 26° Festival Municipal de Música, realizado em Nova Redenção, na Chapada Diamantina, contou com a presença de 11 artistas locais, na noite da última quinta-feira (5). O evento aconteceu no Centro Cultural Consuêdes Benevides, realizado pelo ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), através da Secretaria de Cultura, com o objetivo de estimular, impulsionar e valorizar criatividade musical dos artistas locais.

Os participantes foram Aurino Máximo dos Santos, com a música ‘Eu amo o Rio Paraguaçu’; Ana Cláudia, com a canção ‘Me Lembrei’; Grupo Cultural Viva Samba, de seu Domingos, com ‘Romaria da Lapa’; Werles Santos, cantando ‘Destruição de um Tempo’; Janaina Carvalho, interpretando a música ‘Diamante Bruto’; Rodrigues Teixeira, com a música ‘Mistura Oxente’; Almirante de Meireles Silva, interpretando a canção ‘Chapada Parte de Mim’; Simone de Jesus Soares, com a música ‘Luta Nordestina’; Beatriz Silva Dias, interpretando ‘Memória e Invenção’; Edu Macêdo dos Santos, com a música ‘Sertanejo Sofredor’; e Nando Wilker Santos, com a música ‘Lembranças’.

Os vencedores da disputa foram Renata Rodrigues, em primeiro lugar; Beatriz Silva Dias, em 2°, e em 3°, Almirante de Meireles. Este último também levou o prêmio de Melhor Letra, e Beatriz Silva Dias, que ganhou em 2°, ficou também com o prêmio de Melhor Intérprete. O prêmio Revelação do Festival foi para o garoto Edu Macêdo, intérprete da música ‘Sertanejo Sofredor’.

A prefeita Guilma Soares (PT) foi presidente da mesa de jurados, composta pelo filósofo, poeta, compositor, cantador e líder político Ivan Soares, o professor musicista, cantador e compositor da cidade de Utinga, Anselmo Sena, a professora, cantora e compositora, Eletícia Machado, o professor, músico e compositor Luís Carlos Chaves, e pelo músico, compositor e coordenador de Cultura do município de Wagner, professor Raumir, sendo este último, a atração musical do festival.

1 / 11

Para abrir o evento, a gestora municipal cumprimentou o público presente e desejou boa sorte aos concorrentes. “Nova Redenção é uma cidade rica de amor pela cultura e, independentemente da colocação e conquista de troféus, todos vocês já são vencedores, pela coragem de subirem ao palco e mostrarem o conhecimento e o talento do artista da terra”, disse.

Ivan Soares também fez uso da palavra, salientando a importância da realização dos festivais municipal e regional e de outras manifestações culturais do município. “Gestão se faz calçamento e estradas, mas também é muito importante fazer cultura. Porque cultura é a nossa identidade e o nosso projeto político de governo desde o início se preocupou com a cultura de raiz, que é a nossa identidade, e é por isso que a gente faz os festivais municipal e regional e colocamos em evidência todas as outras manifestações culturais que acontecem aqui”, afirmou.

Ivan, o ‘Cantador da Chapada’ e maior incentivador cultural de Nova Redenção, falou também do seu orgulho, ao perceber a evolução na qualidade das composições das ‘pratas da casa’, que finalmente estão conseguindo enxergar o ambiente em que vivem e encontram nele a inspiração para a criação de belas canções com temas regionais. Lembrando que as três primeiras classificadas participarão do grande Festival de Música Regional da Chapada, que acontece nos dias 26 e 27 deste mês (veja aqui), quando o município receberá cantadores de várias partes do país. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas