Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Educação ambiental norteia atuação de horto comunitário no Vale do Capão; conheça mais

O horto comunitário se dedica aos saberes, trocas e aprendizados baseados nos princípios da educação ambiental | FOTO: Felippe Gonçalves |

Localizado no Vale do Capão, município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, o Horto Comunitário Vale Flora ou Comissão de Meio Ambiente do Vale do Capão é uma associação comunitária que atua na comunidade e no entorno desde 1995. Surgiu das preocupações ambientais de um grupo de moradores locais, entre eles, o mestre-griô e fitoterapeuta Seu Santinho. O Horto Comunitário Vale Flora conta somente com o apoio de voluntários e abre as portas para a comunidade todos os sábados das 9h às 13h.

Durante os dias da semana, abre para manutenção e para receber escolas sob agendamento e planejamento prévio. “Essa associação tem o objetivo de conscientizar crianças, jovens e adultos sobre os impactos construtivos e destrutivos resultantes da interação do indivíduo com o meio ambiente. E ainda, despertar o entendimento de que a preservação da natureza tem como finalidade a proteção da nossa espécie”, diz texto enviado ao Jornal da Chapada pelos organizadores.

1 / 6

Na programação do horto tem atividades educativas, visitas monitoradas e oficinas para as escolas e a comunidade tudo baseado na educação ambiental com o intuito de formar indivíduos conscientes dos problemas ambientais e que busquem a conservação e a preservação dos recursos naturais através dos princípios da sustentabilidade. “Possui um papel de relevância psicossocial atuando como centro de convivência comunitário, aprendizado mútuo e terapias ocupacionais”, salienta nota.

O local também produz mudas de plantas nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais. Além disso, está implementando um banco de sementes crioulas, possui um canteiro de ervas medicinais, produz biofertilizantes e possui um minhocário, onde é produzido húmus de minhoca e chorume. “Oferecemos também diversos serviços como jardinagem, implantação de hortas, implementação de projetos paisagísticos e recuperação do solo para o seu espaço”, frisa texto enviado ao site. Mais informações nos telefones (75) 99958-2860, (21) 97277-9929 ou por e-mail hortovaleflora@gmail.com. Rede social do Horto Vale Flora. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Vídeo de divulgação

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas