Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Situação de emergência por causa das chuvas em Jacobina é decreta pelo governo estadual

A decisão se deu considerando as informações prestadas pela Sudec e com intuito de preservar o bem-estar da população | FOTO: Divulgação/BNews |

O governador Rui Costa (PT), considerando os danos decorrentes das inundações que atingem a população do município de Jacobina e afetam as atividades econômicas, decretou situação de emergência, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23). A decisão se deu considerando as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e com intuito de preservar o bem-estar da população.

O decreto vale por 60 dias, retroagindo seus efeitos a 5 de abril de 2019. No início do mês, a prefeitura de Jacobina montou um plantão intermitente com equipes de diversos órgãos municipais depois que a cidade foi atingida por fortes chuvas. Em menos de quatro horas, a cidade chapadeira registrou 180mm de chuva entre o período de 1h30 e 4h da madrugada. Os estragos foram notados na sede e na zona rural do município.

A Rua Margem Rio do Ouro, principal logradouro do bairro do Leader, teve inundações em residências e comércios, desabamento em uma residência, queda de duas pontes de acesso a uma escola e também de acesso a uma residência, rompimento de rede água e danos à pavimentação.

No dia 18, a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para regularizar as áreas com risco de inundações e deslizamentos na cidade. O município vai elaborar um documento conhecido como ‘Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização’, no prazo de 20 meses, considerando o risco geológico e de áreas inundáveis, para nortear a ocupação do espaço urbano. As informações são do BNews.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas