Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Ministro Marco Aurélio de Melo critica declaração sobre vaga de Moro no STF

Brasília - Ministro Marco Aurélio durante sessão plenária do STF de abertura do Ano Judiciário de 2017 e homenagem ao ministro Teori Zavascki (José Cruz/Agência Brasil)

marco
“Isso soa muito mal para o ministro da Justiça, como se ele tivesse feito uma troca”, diz o ministro do STF | FOTO: Divulgação |

Para o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), a fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmando que tem um compromisso com o ministro da Justiça Sergio Moro e, por isso, a primeira vaga que surgisse na Corte seria dele. Para Marco Aurélio, isso “soa muito mal” para Moro, por sugerir que houve uma “troca” e que ele virou “as costas” ao cargo que ocupa atualmente.

“Isso soa muito mal para o ministro da Justiça, como se ele tivesse feito uma troca. Agora só vai haver vaga em novembro de 2020, a não ser que tenha acidente de percurso ou antecipação de aposentadoria. Temos de esperar um pouco. Agora é péssimo. No contexto é muito ruim”, disse o ministro do STF.

Marco Aurélio afirmou que a decisão caberá aos senadores. “Agora que ressoa muito mal, ressoa, pelo fato de ele ter virado as costas a um cargo efetivo sem aposentadoria e com outros compromissos. Mas, paciência. São as pessoas em si. Vamos esperar”, afirmou.

No domingo, em entrevista à rádio Bandeirantes, Bolsonaro disse: “Fiz um compromisso com ele [Moro], porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura. Eu falei: a primeira vaga que tiver lá está à sua disposição. Obviamente, ele teria de passar por uma sabatina no Senado. Eu sei que não lhe falta competência para ser aprovado lá. Mas uma sabatina técnico-política. Eu vou honrar esse compromisso com ele. Caso ele queira ir para lá, será um grande aliado, não do governo, mas dos interesses do nosso Brasil dentro do Supremo. A primeira vaga que tiver, eu tenho esse compromisso com Moro, e, se Deus quiser, cumpriremos esse compromisso. Acho que a nação toda do Brasil vai aplaudir um homem desse perfil no Supremo”.

No mês passado, Moro comparou uma indicação ao STF a ganhar na loteria, durante entrevista ao jornal português Expresso. “Seria como ganhar na loteria. Não é simples. O meu objetivo é apenas fazer o meu trabalho”, disse Moro na entrevista em Lisboa. Jornal da Chapada com informações do site da revista Época.

Leia também

#Brasil: Bolsonaro diz que Moro será indicado à primeira vaga para ministro do STF

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas