Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Polícia Ambiental dá dicas do que fazer ao encontrar um animal silvestre; confira aqui

Denúncias sobre o assunto poderão ser feitas através do whatsApp da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental | FOTO: Divulgação/SSP |

A campanha ‘Disque Ambiental’, iniciada esta semana pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), objetiva receber denúncias sobre animais silvestres encontrados em cativeiros, residências ou áreas urbanas. Unidade operacional especializada responsável pelo policiamento ostensivo, visando à proteção do meio ambiente, a companhia atende 156 cidades, incluindo Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Alagoinhas e Juazeiro, além dos municípios localizados no Litoral Norte.

A Coppa, segundo esclareceu o seu comandante, major Amilton Souza, combate todos os crimes ambientais, como maus tratos a animais, manutenção de animais silvestres em cativeiro, extração ilegal de recursos naturais, a exemplo de água, minério, madeira e pesca predatória.

O primeiro passo, quando se encontra um animal silvestre em casa, é isolá-lo dentro de um cômodo ou então utilizar algum material que possa contê-lo, “mantendo sempre um contato visual, para que ele não se aproxime de nenhuma pessoa”, explicou Souza, advertindo que, caso um animal seja encontrado na rua, jamais deve-se aproximar ou tentar pegá-lo, já que, muitas vezes, embora aparente calmo, pode se tornar agressivo, se ameaçado.

De acordo com a Lei Federal 9.605/98, manter animais silvestres em cativeiro, sem a devida permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, constitui crime ambiental. Caso alguém encontre algum, deve entrar em contato com a Coppa, através do whatsApp (71) 99982-2309. As informações são da SSP.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas