Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Novo Horizonte busca caminhos para potencializar o desenvolvimento sustentável e adere a programa da ONU

Após a assinatura do decreto, que contou com a participação de estudantes da rede municipal, foram realizadas ações de sensibilização dos participantes através de palestras e apresentações de propostas para implementação dos ODS | FOTO: Divulgação/Ascom |

A prefeitura municipal de Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, conhecido por suas riquezas minerais: cristal de rocha, barita, quartzo rutilado, ferro e ouro e um dos maiores produtores de alho do Nordeste, fez a adesão oficial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pactuados na Agenda 2030 pelos países membros das Nações Unidas (ONU) nesta segunda (27). A cerimônia aconteceu no Salão Paroquial, reunindo grande parte da população, prefeitos de cidades vizinhas, secretários, vereadores, além de José Flávio de Mota Júnior, presidente da Cooperativa Garimpeiros Novo Horizonte, Miguel Brandão, representando a Agência Nacional de Mineração, Adalberto Ribeiro, representando a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Ana Sueli Pinho, diretora da Prose7e, e Eduardo Athayde, diretor do WWI-Worldwatch Institute no Brasil.

Durante a cerimônia de adesão oficial aos ODS, após a assinatura do decreto que contou com a participação de estudantes da rede municipal, foram realizadas ações de sensibilização dos participantes através de palestras e durante a tarde, as Secretarias Municipais apresentaram suas propostas para implementação dos ODS, que acontecerá de forma articulada com o apoio dos setores minerário e agrícola e outros setores e atividades econômicas de interesse do município, de modo a contribuir para o fortalecimento da economia local, preservação dos recursos naturais e sustentabilidade ambiental, erradicação da pobreza, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“A partir do momento que municípios integram uma rede internacional, dentro da visão da economia digital que nós vivemos hoje, com a velocidade do conhecimento, ele deixa de ser um município do interior de qualquer ponto, nesse caso do interior da Bahia, e passa a ser um ponto do planeta. Então aderindo à ODS, ele passa a conversar com municípios do mundo, numa linguagem internacional, com uma senha internacional, e isso é muito importante porque você abre o canal do município para receber novos conhecimentos, com inteligências do mundo inteiro”, pontuou Eduardo Athayde em sua apresentação sobre os ODS.

Novo Horizonte em ação
Na área de Educação, o município conta com diferenciado e novo Projeto de Educação e com as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino, construído de forma colaborativa, ao longo do ano letivo 2018, sob a coordenação da Prose7e, cujo texto já incorpora os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta condição, mais uma vez destaca a iniciativa do município com a adesão a Agenda 2030, vez que desde o início do ano letivo 2019, as unidades escolares já incorporaram este conteúdo no desenvolvimento dos seus currículos e práticas pedagógicas. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação de Novo Horizonte assume o compromisso de empreender ações concretas, no cumprimento da sua missão de assegurar educação de qualidade para as crianças e adolescentes que integram a sua Rede Municipal de Ensino, com vistas à sustentabilidade do planeta e a concretização dos direitos humanos, entre outros propósitos correlatos.

“Atualmente, o município já atua com sete desses objetivos, através dos investimentos em redução da pobreza, educação inclusiva, água, saneamento, moradias e energia para todos, além da industrialização inclusiva, a proteção e a recuperação de áreas de vegetação nativa. Queríamos desde que assumimos a gestão municipal, criar estratégias que atendessem, por um lado, às exigências e pressupostos legais e, por outro, aos anseios da comunidade. Estamos felizes em aderir oficialmente a Agenda 2030, contando com a participação das diversas Secretarias Municipais e com o compromisso da Rede Municipal de Ensino. Os resultados já obtidos são animadores e estamos confiantes de tudo de positivo que vem pela frente para que possamos continuar trabalhando pela nossa gente”, pontua o prefeito Djalma Abreu dos Anjos, que também é professor, Licenciado em Matemática.

1 / 6

A necessidade de um Projeto de Educação para a Rede Municipal de Ensino de Novo Horizonte foi identificada e assumida como ação estratégica e prioritária na gestão do prefeito Djalma Abreu. O novo Projeto de Educação foi lançado durante o Encontro Pedagógico 2019, realizado no período de 27 de fevereiro a 01 de março de 2019. A coleção de fascículos com as Diretrizes Curriculares para todas as etapas e modalidades de ensino foi também apresentada no dia 15 de março, durante o 7º encontro de Secretários da Undime Chapada, realizado no município de Utinga, reunindo secretários de Educação e equipe técnica das Secretarias Municipais dos 24 municípios da Chapada Diamantina.

Para Idenilde Almeida dos Santos Oliveira, Secretária de Educação de Novo Horizonte, “é uma emoção muito grande poder colaborar de forma efetiva para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Novo Horizonte. Acredito que a área de Educação cumpre papel fundamental para o alcance dos objetivos propostos e a Rede Municipal de Ensino de Novo Horizonte está empenhada e comprometida com os resultados em favor sustentabilidade do planeta. Há muito afeto envolvido em toda essa construção e estamos felizes de ver a Educação de Novo Horizonte se tornar mais potente e com novas perspectivas de futuro”.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrados e indivisíveis, que buscam o equilíbrio das três dimensões do desenvolvimento sustentável, que são a econômica, a social e a ambiental: http://www.agenda2030.com.br/. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas