Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeos: Fenômeno meteorológico conhecido como ‘Tromba D’água’ é avistado na orla de Salvador

A ‘tromba d’água’ dura no máximo 20 minutos e normalmente não tem força para chegar ao continente | FOTO: Montagem do Correio |

Populares ficaram impressionados com um fenômeno meteorológico ocorrido entre a praia da Pituba e Jardim dos Namorados e fizeram fotos e vídeos. Especialistas confirmaram que o fenômeno visto na tarde da última quinta-feira (30) é conhecido como ‘Tromba D’água’ e normalmente não consegue chegar até o continente. Muita gente ficou preocupada com as possibilidades de temporais ou ressaca de maré. A ‘tromba d’água’ dura no máximo 20 minutos.

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Ricardo Rodrigues, o fenômeno se forma sobre o mar capturando a umidade e ao se deslocar para o continente vai perdendo força. A maior parte dessas formações surgem a partir de nuvens de tempestade que estão em cima no oceano.

Ainda de acordo com o especialista da Codesal, no Brasil, as trombas d’águas não são comuns, contudo algumas vezes a condições climáticas, como temperatura do oceano, pressão atmosférica, umidade e vento, podem favorecer a esse tipo de formação, como aconteceu hoje em Salvador. Jornal da Chapada com informações de site Informe Baiano.

Veja vídeos divulgados

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas