Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Falso médico é preso atendendo pessoas em Iaçu; prefeitura afirma que ele não possui vínculo com município

O suspeito responde por outros crimes e, inclusive, já foi preso outras vezes por falsidade ideológica | FOTO: Divulgação/Polícia |

Um falso médico foi preso na tarde da última sexta-feira (31), no município de Iaçu, na Chapada Diamantina. O homem, identificado como Felipe Brandão, usava o CRM do médico Filipe Borges de Moraes para atuar no Hospital Valdir Cavalcante Medrado. Ele foi preso após denúncias de que um estudante de medicina estaria atendendo pacientes na unidade de saúde, prescrevendo receitas e administrando medicamentos.

Segundo informações do portal ‘A Voz é Aqui’, quando os agentes chegaram no hospital, Brandão estava na sala de descanso. Como momentos antes ele havia atendido uma senhora, conforme demonstrado pelo prontuário médico com sua assinatura, ele foi preso em flagrante.

Por meio de uma nota, a prefeitura de Iaçu ressaltou que Brandão não possui qualquer vínculo empregatício ou contrato com o município. Segundo a gestão, ele foi apenas apresentado como substituto do plantonista titular, que se ausentou. Eles afirmam ainda que a empresa responsável pela contratação dos médicos foi notificada e que a Secretaria Municipal de Saúde se mantém à disposição da Polícia Civil.

Crime antigo
O suspeito responde por outros crimes e, inclusive, já foi preso outras vezes por falsidade ideológica. Em 2017, vereadores de Candeias prestaram uma denúncia no Ministério Público Federal (MPF) contra ele. Na época, Brandão usava o nome de Filipe Borges para atuar no Posto Médico Luiz Viana Filho.

De acordo com a denúncia, durante o serviço, o falso médico chegou a atender um homem que veio a óbito pouco tempo depois de ter usado um remédio injetável receitado por ele. Jornal da Chapada com informações do site Bahia Notícias.

Confira na íntegra a comunicação da prefeitura
“Nota de Esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Iaçu, através desta nota, informa que o falso médico preso na tarde desta sexta (31), no Hospital Valdir Cavalcante Medrado, não possui nenhum vínculo empregatício ou contrato com município de Iaçu. Felipe Brandão, o falso médico, foi apresentado como substituto do plantonista titular que presta serviço ao município e que por uma intercorrência se ausentou.

A empresa responsável pela contratação dos médicos no município já foi notificada e a secretaria de Saúde se colocou à inteira disposição da Polícia Civil, para a rápida retirada desse criminoso do seio da sociedade. Circula em grupos de aplicativos de mensagens, falsas notícias, motivadas pela ganância, pequenez e crueldade de um pequeno grupo oposicionista que tenta amedrontar a cidade com mentiras e afirmações fantasiosas, visando apenas instaurar o medo em Iaçu e conquistar através de falácias espaço político partidário.

A gestão permanece veementemente repudiando o crime digital (Fake News) e os seus autores, ao tempo que tranquiliza a população e afirma que os profissionais de saúde em Iaçu, são capacitados e credenciados a atuarem em suas funções. Fomos vítimas de um criminoso, que através do brioso serviço da polícia, já foi retirado de circulação”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas