Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ifba inaugura Centro Tecnológico de Referência no município de Campo Formoso

A unidade tem capacidade para 400 alunos e ofertará, em breve, cursos de formação inicial e continuada (FIC) nas áreas de informática e meio ambiente | FOTO: Divulgação |

Situada no centro-norte baiano, a cerca de 400 km de Salvador, a cidade de Campo Formoso é tradicionalmente conhecida pelas suas grutas, bem como pela extração e pelo comércio de pedras preciosas, sobretudo, da esmeralda. Foi nesse município que o Instituto Federal da Bahia (Ifba) inaugurou uma pedra fundamental na última sexta-feira (31). A solenidade aconteceu no espaço da antiga Escola Rural da cidade. Além de representantes do Instituto Federal da Bahia, estiveram presentes integrantes do poder público municipal e estadual, bem como o deputado federal Elmar Nascimento, responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a obra. Caracterizado como “Centro Tecnológico de Referência (CTR)”, unidade com capacidade para 400 alunos, o lugar ofertará, em breve, cursos de formação inicial e continuada (FIC) nas áreas de informática e meio ambiente.

Nas palavras do diretor geral pro tempore do Campus Jacobina do Ifba, Beliato Campos, ao qual o CTR estará vinculado, inicialmente, as duas cidades não são apenas próximas, mas irmãs, devido à base histórica e socioeconômica: “Situadas no Semiárido baiano, Jacobina e Campo Formoso são famosas pelas riquezas ambientais e tradicionalmente conhecidas pela atividade mineradora. Dessa maneira, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento desta unidade, através da educação pública, gratuita e de qualidade oferecida pelo nosso Instituto. Desejo sucesso a todos os profissionais envolvidos, bem como aos futuros alunos que farão parte da família Ifba”, disse.

Já o pró-reitor de extensão, Marco Antônio Góes, aproveitou o momento para esclarecer as metas do CTR, que também disponibilizará cursos técnicos. “Nossa ideia é verticalizar o ensino e ampliar as oportunidades profissionais de acordo com os arranjos produtivos locais. Audiências públicas ainda serão realizadas para escuta da comunidade”, comentou. Além da formação em gemologia, focada na mineração, robótica e games são cursos previstos. Ao lado de Marco Góes, o geólogo e docente do Campus Jacobina, Baldoíno Dias Neto, ressaltou o potencial da região e seu papel no contexto brasileiro, explicando a importância do CTR para agregar valor à atividade, por meio do conhecimento especializado. “Formações como design de joias possibilitarão o beneficiamento do minério, ampliando a geração de renda local”, pontuou.

O reitor do Ifba, Renato da Anunciação Filho, fez uma breve retrospectiva do que antes parecia um “sonho”, mas se concretiza com a inauguração do CTR. Retomando as palavras do deputado federal, Renato lembrou a relevância da educação para o desenvolvimento de uma nação. “No Ifba, produzimos tecnologia, realizamos pesquisa. Nosso desejo é de que Campo Formoso se torne um centro de referência mineral e de joias!”.

Durante o evento, assinou-se o termo de doação do terreno por particulares e a ordem de serviço da obra para construção do campus definitivo do Ifbano município, que terá capacidade para 1.200 alunos, contando com salas de aula e laboratórios, auditório, biblioteca, cantina e refeitório, além de toda a estrutura administrativa que o Instituto demanda. Uma piscina semiolímpica também está sendo viabilizada para o novo ambiente. Após o descerramento da placa de inauguração do Centro Tecnológico de Referência, seguiu-se visita às instalações. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas