Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: São João de Utinga será de 21 a 24 de junho; prefeitura emite nota contra fake news

quadrilha
Os festejos juninos em Utinga são marcados por tradicionalidade com quadrilha e muito forró pé de serra | FOTO: Divulgação |

A divulgação na internet de uma suposta grade de atrações para o São João 2019 de Utinga, município localizado na Chapada Diamantina, foi desmentida pela prefeitura local. Segundo nota oficial, qualquer material que não seja divulgado nas redes sociais da gestão municipal são falsas. Os festejos juninos na cidade chapadeira serão de 21 a 24 de junho e a programação ainda não foi divulgada.

Conforme a equipe do prefeito Joyuson Vieira (PSL), espalhar fake news é “brincadeira de péssimo gosto, mas também se configura crime”. Por conta disso, os dados divulgados na internet, inclusive com logomarcas oficiais da gestão, estão sendo investigados. “Não só quem produz, mas também quem espalha, mesmo que ‘sem saber’, está cometendo crime”.

Até o fechamento desta matéria, a programação da festa junina de Utinga ainda não havia sido publicada pela prefeitura municipal. Quando as atrações forem divulgadas você saberá tudo aqui no Portal do Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Confira a nota na íntegra
“A Prefeitura Municipal de Utinga vem esclarecer que a divulgação oficial do São João será feita em primeira mão nesta página, portanto qualquer material que esteja sendo veiculado em redes sociais e que não constem em nosso veículos oficiais, é ‘fake’.

‘Fake news’ não é só uma brincadeira de péssimo gosto, mas também se configura crime. Portanto, muito cuidado antes de compartilhar algo, sem averiguar a devida veracidade das informações. O uso de peças oficiais, com as marcas oficiais, será devidamente denunciado onde de direito. Já tomamos as devidas providências. Não só quem produz, mas também quem espalha, mesmo que ‘sem saber’, está cometendo crime.

Quando um indivíduo compartilha uma fake news, pode sim estar cometendo crime. Se a notícia falsa for difamatória, por exemplo, e divulgada na íntegra pelo sujeito que compartilha, poderá suportar as sanções penais. Aliás, o mero compartilhamento de uma fake news, pode resultar a quem compartilhou a obrigação de um pagamento de indenização à vítima da mentira. Diga não às fake news, notícia oficial da Prefeitura de Utinga é publicada aqui em nossa Página!”.

Leia também

Utinga: Prefeitura divulga grade de atrações do São João e promete muito forró de 22 a 24 de junho

Chapada: São João em Utinga foi marcado pelo resgate das tradições e do concurso de quadrilhas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas