Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Escolas de Rio de Contas recebem palestras do Corpo de Bombeiros sobre prevenção contra afogamento

A intenção é ensinar as crianças sobre prevenção para evitar o afogamento e capacitá-las para serem semeadoras da prevenção | FOTO: Divulgação/CBMBA |

Mais de 400 alunos da rede pública e privada do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, participam do projeto ‘Kim na Escola’ até esta sexta-feira (7). O objetivo é ensiná-las sobre prevenção para evitar o afogamento, além da capacitação para serem semeadoras da prevenção. Aplicado pelo 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM), através do Núcleo de Operações Aquáticas (NOA) da unidade, o projeto é realizado através de palestras com os cuidados no meio líquido.

“Temos um índice grande de afogamentos também em rios e lagos, por isso trazemos essa iniciava para as escolas. Usamos uma linguagem adequada para a idade do nosso público, para que eles consigam entender da melhor maneira”, explicou o soldado BM Rodrigo Benigno. O projeto é de autoria da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e executado pelo NOA. De acordo com a Sobrasa, no Brasil o afogamento é uma das maiores causas de morte entre as crianças.

“E é através da prevenção que buscamos evitar pelo menos 85% dos afogamentos”, pontuou o soldado BM Jorge Marinho, outro militar do 7ºGBM envolvido na ação. Ainda segundo a Sobrasa, anualmente uma média de 7 mil brasileiros morrem no meio líquido, entre praias, piscinas, rios e lagos. O Brasil tem uma estimativa anual de mais de 1 milhão salvamentos aquáticos, 260 mil hospitalizações por afogamentos e mais de 600 vítimas desaparecidas, o que torna um dos países com o maior número de pessoas afogadas em todo mundo. As informações são de assessoria.

Veja vídeos e fotos divulgados pelo Corpo de Bombeiros

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas