Ícone do site Jornal da Chapada

Instituto Chapada leva boas práticas educativas para encontro e lança projeto sociopolítico no município de Seabra

Durante o encontro vai ter o lançamento de projeto que mobiliza a população para garantir a continuidade das políticas públicas de educação em seus municípios | FOTO: Divulgação |

O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) promove nesta sexta-feira (7), em Seabra, na Chapada Diamantina, o primeiro Seminário Didático 2019: a formação integral do sujeito está em nossas mãos. O evento acontece das 8h30 às 16h30 na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na rua Padre Justiniano Costa, s/n. O encontro é realizado em parceria com mais de 20 municípios que compõem o Arranjo do Desenvolvimento da Educação (ADE) da Chapada Diamantina.

Estão sendo esperadas mais de 200 pessoas entre gestores públicos – prefeitos, secretários de educação e equipes técnicas das secretarias municipais, além dos representantes da rede de educação, gestores escolares e professores. Também estarão representados o Instituto Natura e o Itaú Social, que desenvolvem projetos de educação no território com parceria técnica do Instituto Chapada.

O evento começa com uma apresentação cultural ofertada pelo município de São Félix do Coribe. Em seguida, a mesa institucional será composta por autoridades e instituições parceiras. O ICEP apresentará o projeto Comunidade de Aprendizagem, desenvolvido pelo Instituto Natura com parceria técnica do instituto. Também serão socializadas as práticas que impactaram na aprendizagem dos estudantes decorrente da formação de matemática no Ensino Fundamental – anos iniciais (projeto realizado pelo Itaú Social em parceria técnica com o ICEP).

Ainda pela manhã haverá o lançamento do Mobiliza (edição 2019/2020), projeto de mobilização sociopolítica que visa mobilizar a população e gestores municipais para a manutenção e continuidade das políticas públicas de educação em seus municípios. O período da tarde está reservado para as apresentações das boas práticas educativas desenvolvidas pelas escolas ao longo do primeiro semestre, a partir dos temas: Leitura colaborativa, Leitura programada, Protagonismo Juvenil: uma realidade possível e Educação Especial/Inclusiva.

O ICEP apresentará o projeto Comunidade de Aprendizagem, desenvolvido pelo Instituto Natura com parceria técnica do instituto | FOTO: Divulgação |

Ao longo do dia está previsto uma exposição de trabalhos e projetos realizados pela rede de educação dos municípios. O seminário didático é o momento em que os municípios que compõem o ADE socializam boas práticas pedagógicas realizadas no primeiro semestre do ano, promovendo trocas de experiências entre os educadores.

Na oportunidade quatro municípios que tiveram escolas transformadas em Comunidade de Aprendizagem apresentarão uma das ações do projeto – as Atuações Educativas de Êxito – apontando como estas ações contribuem para a formação do sujeito integral, tendo o diálogo e a interação como princípios desse trabalho.

Sobre o ADE
O Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Chapada Diamantina (ADE) é uma tecnologia educacional desenvolvida pelo ICEP, que propõe uma corresponsabilização social pelo desenvolvimento da educação, na medida em que articula os setores público, privado e a sociedade civil para promover a melhoria da qualidade da educação.

É um modelo de trabalho horizontal e em rede, no qual um grupo de municípios busca trocar experiências e solucionar conjuntamente dificuldades na área da Educação. O ADE foi homologado pelo Conselho Nacional de Educação e está previsto no Plano Nacional de Educação (2014-2024), como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade social da educação. As informações são de assessoria.

Programação
Manhã
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura: apresentação cultural ofertada pelo município de São Félix do Coribe.
9h20 – Composição da mesa institucional: autoridades e instituições parceiras.
10h – Projeto Comunidade de Aprendizagem: Histórico do Projeto na Chapada, desdobramentos e perspectivas (ICEP) | Escolas Transformadas | Tertúlia dialógica (Itaetê) | Grupo interativo (Iraquara).
11h – Projeto de Matemática: caminhos trilhados | O ensino da Geometria (Andaraí).
11h40 – Mobiliza pela Educação
12h30 – Almoço

Tarde
Leitura colaborativa:
14h – Mucugê
14h20 – Souto Soares
14h40 – Oliveira dos Brejinhos

Leitura programada:
15h – Iraquara
Protagonismo Juvenil – uma realidade possível:
15h20 – Seabra

Educação Especial/Inclusiva:
15h40 – Curaçá
16h – Itaberaba
16h20 – Encerramento

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas