Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rio de Contas terá curso de produção de cogumelos como alternativa de baixo impacto ambiental

Ao todo serão disponibilizadas 15 vagas e as inscrições são feitas através do número (73) 99920-3331 | FOTO: Reprodução |

O curso de cultivo de cogumelos Shimeji como alternativa de baixo impacto ambiental acontece no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, nos dias 21 e 22 de junho, entre o Corpus Christi e o São João. Essa formação será ministrada no Espaço Imaginário com o apoio do Núcleo de Permacultura de Rio de Contas e terá carga horária de 10h. Quem tiver interesse em participar, o investimento é no valor de R$200 (50% na inscrição) e inclui todo o material da formação, preparação de ‘sementes’, semeadura de substrato e pacote pronto para frutificação e colheita que o participante levará para casa.

No dia 21, a formação será das 14h às 18h, e no dia 22, das 9h às 17h. Quem vai comandar as aulas é a educadora e pesquisadora e doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nara Oliveira. Ela vem explorando formas caseiras e artesanais de cultivar cogumelos em parceria com o laboratório de Biocontrole da Ceplac. Neste curso introdutório (teórico-prático) serão apresentadas as etapas e técnica para o cultivo artesanal de cogumelo Shimeji (Pleorotus ostreatus), um dos cogumelos mais cultivados no mundo e que frutifica em aproximadamente 30 dias nas condições naturais de temperatura da Bahia.

“O objetivo deste curso é divulgar uma cultura produtiva de baixo impacto ambiental cujo mercado se encontra em franca expansão. Seu cultivo pode ser realizado através do aproveitamento de resíduos agroindustriais como bagaços, palhadas, resíduos de poda, entre outros materiais orgânicos que podem ser aproveitados e testados localmente”, diz texto dos organizadores enviado ao Jornal da Chapada. Ao todo serão disponibilizadas 15 vagas e as inscrições são feitas através do número (73) 99920-3331.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas