Ícone do site Jornal da Chapada

Cooperativa da agricultura familiar lança chocolate sem lactose durante feira de produtos sustentáveis em São Paulo

A Bahia é o estado que mais produz cacau e a agricultura familiar é responsável por 90% dessa produção | FOTO: Montagem do JC/SDR |

A Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), do município de Ilhéus, no sul da Bahia, lançou esta semana, na maior feira de produtos sustentáveis da América Latina, a Naturaltech, que aconteceu no pavilhão Anhembi, na capital paulista, o chocolate em pó com 35% de cacau e açúcar demerara, as barras de chocolate com 56,70 e 80% de cacau, sem lactose. A Bahia é o estado que mais produz cacau e a agricultura familiar é responsável por 90% dessa produção. A cooperativa, localizada em região de Mata Atlântica, conta com 372 cooperados que têm como objetivo fortalecer os sistemas de produção cacau-cabruca.

Participando da NaturalTech pela primeira vez, a Coopessba já contabiliza bons negócios antes mesmo do fim da feira. A representante da cooperativa, Carine Assunção, afirma que o evento é uma vitrine para a produção da agricultura familiar. “Várias pessoas estão visitando nosso estande, postando nas redes sociais, provando nossos produtos com a qualidade premium, produtos sem lactose e sem aditivos químicos. Fizemos muitos contatos com empresas que querem revender nosso produto, revendedores e representantes. Ao nos trazer para participar desse evento, o Governo do Estado nos permite acessar um comércio aquecido. A feira é uma vitrine para todo o mundo, não só para dentro do Brasil, porque tiveram várias empresas querendo exportação”, afirmou.

Bahia Cacau
O chocolate da Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, administrada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), sediada no município de Ibicaraí, também esteve na NaturalTech. Participando pelo segundo ano, a cooperativa levou para a capital paulista bombons de chocolate recheados com café, frutas desidratadas e licuri, barras de chocolates de 35%, 50%, 60% e 70% de cacau, nibs, cacau em pó e mel de cacau.

Os produtos, que levam a marca Bahia Cacau, tem como matéria prima básica o cacau fino, produzido no sistema cabruca, e passam por análises constantes de qualidade. Na produção, são utilizados açúcar demerara e lecitina de girassol, o que garante um produto 100% livre de transgênicos, além disso, a linha de chocolate 70% não contém leite. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas