Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Tamanduá-mirim ameaçado de extinção é encontrado morto próximo a loteamento em Jacobina

O animal apresentava ferimentos nas costas e na barriga, como se tivesse sido atropelado | FOTO: Reprodução/Augusto Urgente |

Um tamanduá-mirim foi encontrado morto, provavelmente vítima de atropelamento, na manhã do último sábado (8), próximo ao loteamento Morro do Ouro, em Jacobina, município da Chapada Norte. O tamanduá está ameaçado de extinção. O animal apresentava ferimentos nas costas e na barriga. “Pelas características dos ferimentos, tudo indica que alguém passou o carro por cima desse animal”, declarou o capitão PM Gabriel Júnior.

Hoje o maior causa de mortalidade do tamanduá-mirim é por atropelamento, ataque de cães e depredação do habitat. O mamífero pode ser encontrado em matas mais baixas de vários países da América do Sul, o que aumenta o risco de contato com estradas e rodovias. A perda e fragmentação do habitat devido aos desmatamentos e a caça são a principal ameaça sofrida por esse animal.

Por ser um animal lento, é facilmente atropelado ao atravessar as estradas que cortam fragmentos de florestas. Os tamanduás são os mamíferos mais especializados do mundo no que se refere à alimentação, isto é, são especializados em comer formigas e cupins. Mas eles comem também outros tipos de insetos como abelhas e suas larvas. Jornal da Chapada com informações de Jacobina 24 Horas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas