Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Associação de professores da Uneb decide sobre fim da greve em assembleia nesta quarta

Rumores surgiram dizendo que os grevistas tinham assinado um termo com o governo para encerrar a paralisação, o que foi negado | FOTO: Divulgação |

A coordenadora-geral da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), Ronalda Barreto, afirmou nesta terça-feira (11) que o fim ou a permanência da greve da categoria será definida nesta quarta-feira (12). Rumores surgiram dizendo que os grevistas tinham assinado um termo com o governo para encerrar a paralisação, o que foi negado.

“Não foi assinado nenhum termo de acordo. Só se assina termo depois da assembleia”, afirmou Barrreto. Segundo ela, na reunião com o governo, ficou traçado que, se a greve for encerrada, será instalada uma mesa permanente de negociação 72 horas após o fim da paralisação.

No entanto houve um impasse em um ponto. Os professores não gostaram da notícia de não receberem a reposição do salário, que foi cortado, de forma imediata. De acordo com Ronalda, esta medida será ainda conversada com o governo com a apresentação de um calendário de reposição das aulas. As assembleias estão previstas para acontecer em horários diferentes.

Governo
A Secretaria de Educação esclareceu que o termo de compromisso não estabelece o encerramento da greve, mas é uma proposta para que a paralisação chegue ao fim. “Longe da gente querer extrapolar o nosso papel, nós sabemos que as ADs (associações dos docentes) irão para as assembleias e, com toda a autonomia, irão pautar e negociar isso com seus pares. Mas, avaliamos este momento de hoje como muito positivo”, declarou o titular da SEC, Jerônimo Rodrigues. Em tréplica, a Aduneb informou que o documento é apenas um ata da reunião e não um termo. Jornal da Chapada com informações do site Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas