Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Popularidade do ministro Sérgio Moro cai dez pontos em primeira pesquisa pós-vazamento

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, durante abertura do Seminário Políticas Judiciárias e Segurança Pública, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

capa
A imagem positiva do ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública foi de 60% em maio para 50,4% atualmente enquanto a imagem negativa foi de 31,8% para 38,6% no mesmo período | FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom |

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) sugere que a imagem de Sergio Moro sofreu impacto dos vazamentos divulgados pelo site The Intercept. A imagem positiva do ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública foi de 60% em maio para 50,4% atualmente enquanto a imagem negativa foi de 31,8% para 38,6% no mesmo período. A pesquisa foi realizada pela Atlas Político nos dias 11 e 12 de junho por meio de convites online enviados randomicamente e que refletem a composição da população brasileira.

A margem de erro é de dois pontos porcentuais. 73,4% dos respondentes ficaram sabendo das revelações do site que mostram coordenação irregular entre Moro e o procurador responsável pela Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. Mas a reação foi dividida: 41,9% concordam que o então juiz cometeu abusos no processo do ex-presidente Lula, enquanto 40,8% discordam e 17,2% não sabem ou não responderam.

No entanto, uma maioria (58%) considera “incorreta a prática de um juiz aconselhar e manter conversas privadas com membros da acusação ou da defesa de um réu, sem o conhecimento da parte adversa”. A mesma porcentagem considera que Moro deveria sofrer sanções disciplinares por causa disso. A população segue dividida sobre a prisão de Lula, mas houve queda de 57,9% para 49,4% do grupo que é a favor e alta de 33,1% para 38,4% de aqueles que são contra. As informações são do site da Revista Exame.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas