Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Agricultores familiares do semiárido recebem mudas de palma para alimentação de rebanho

No Piemonte do Paraguaçu já foram entregues o total de 1.486.000 mudas de palma, beneficiando a 1.486 famílias | FOTO: Divulgação |

Mais de 21 mil agricultores familiares do semiárido baiano receberam mudas de palma forrageira doce ou miúda, resistente a doenças como a cochonilha, para garantir a segurança alimentar do rebanho. A ação é executada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), prefeituras municipais e entidades da agricultura familiar.

Na última sexta-feira (14), foram entregues 100 mil mudas em Casa Nova, Território de Identidade Sertão do São Francisco. No sábado (15) foram entregues 44 mil mudas no município de Serrinha, Território de Identidade Sisal e, no domingo (16) foi a vez do município de Santa Terezinha, Território Piemonte do Paraguaçu, onde 100 agricultores e agricultoras familiares receberam 100 mil mudas de palma forrageira. Além das entregas, os beneficiários das entregas recebem também capacitação dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), voltada para o plantio e manejo dessas mudas.

“Essas entregas vêm fortalecer e garantir a segurança alimentar do rebanho de caprinos, ovinos e bovinos dessas famílias, especialmente em municípios como Casa Nova, que sofrem com longos períodos de estiagem, com perda até de animais e, consequentemente, a ação fortalece a convivência com o semiárido. A partir dessa entrega não só o rebanho é beneficiado, mas a família passa a contar com o animal alimentado, produzindo leite, fornecendo a carne e gerando aumento de renda”, destacou o superintendente da Suaf, Admilson da Rocha (Tiziu).

O dia a dia para essas famílias de agricultores tem sido difícil. A falta de forragem é uma preocupação constante, como contou o agricultor Lafaiete dos Santos, da comunidade Entrada de Santa Rita, no município. “Nossa comunidade está lutando para ter forragem para nossos animais. Estamos agradecidos pela força de vontade dos governantes da Bahia que trouxeram um melhoramento para o nosso rebanho, tanto para o período de seca, quanto no manejo para preparar a silagem”, disse.

No Território de Identidade Sertão do São Francisco já foram entregues o total de 1.465.000 de mudas de palma, beneficiando a 1.465 famílias. No Sisal já foram entregues o total de 1.628.000 mudas de palma, beneficiando a 1.628 famílias e no Piemonte do Paraguaçu já foram entregues o total de 1.486.000 mudas de palma, beneficiando a 1.486 famílias. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas