Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Sexta Jornada Agroecológica da Bahia será entre 16 e 20 de outubro em Utinga

O evento acontece na terra do Povo Payayá, na cabeceira do Rio Utinga; pela primeira vez a jornada acontece fora de Arataca | FOTO: Divulgação |

O município de Utinga, na Chapada Diamantina, receberá a 6ª Jornada de Agroecologia da Bahia, que pela primeira vez será realizada fora de Arataca, entre os dias 16 e 20 de outubro. O evento acontece na terra do Povo Payayá, na cabeceira do Rio Utinga. A ideia é contribuir com o empoderamento e auxiliar o desenvolvimento sustentável e socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais residentes no território baiano, mas também no brasileiro e latinoamericano.

Durante os encontros sempre acontecem plenárias, místicas, rodas de conversas, espaços auto-organizados pelas mulheres, cirandas educativas para as crianças, cortejos, oficinas práticas e apresentações culturais. Em cada Jornada, participam em média 2 mil pessoas, entre indígenas, mestres de tradição oral, quilombolas, movimentos sociais, assentados e acampados, estudantes, pesquisadores, profissionais em Agroecologia e a sociedade em geral.

Os Payayás têm uma Unidade de Produção de Mudas, que inclui desde a coleta de sementes de árvores nativas e espécies em processo de extinção ao reflorestamento da Chapada. A comunidade tem capacidade de produção anual de 100 mil mudas, de tipos variados como Mulungu, Angico, Açoita Cavalo, Pau Ferro, Barbatimão, Umbaúba, Umburana de Cambão, Tamboril, Jenipapo, Mutamba, Jatobá do Cerrado, Murta, Olho de Cabra, Canafístula, Saboneteira, Sucupira de Caatinga, Maniçoba, Aroeira, Jabuticaba, Tento, Flamboyant, Acácia, Moringa e Jambo Branco.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas