Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Maria Quitéria é escolhida por criança de 8 anos como tema da festa de aniversário e surpreende família

Maria Quitéria foi a primeira mulher brasileira a ser reconhecida como parte das forças armadas do país | FOTO: Divulgação/Arquivo Pessoal |

“Fiquei muito surpreso e satisfeito também”, conta orgulhoso o representante comercial, Geilton Bahia, pai de Ester Bahia, uma garotinha que escolheu Maria Quitéria, heroína da Independência do Brasil na Bahia, como tema da própria festinha de aniversário. Ester e os pais moram em Feira de Santana. Este ano, quando a garotinha completou oito anos, a Independência do Brasil na Bahia, comemorada sempre no dia 2 de Julho, chega aos 196 anos.

O aniversário de Ester foi no dia 28 de maio. Nenhuma princesa ou super-heroína das histórias fictícias causou tanta admiração na garotinha quanto Maria Quitéria, heroína da vida real e que também é natural de Feira de Santana. Maria Quitéria foi a primeira mulher brasileira a ser reconhecida como parte das forças armadas do país.

“Eu achei muito interessante uma menina de oito anos que tem outras possibilidades de tema para escolher e ela escolheu uma super-heroína regional. Quando ela conheceu a história, ela leu o livro, se interessou em querer homenageá-la. Todo mundo perguntava se eu tinha feito a imposição da escolha do tema e eu disse que não”, revelou a mãe de Ester, a enfermeira Auriceia Bahia.

Ester conta porque decidiu por um tema incomum no mundo infantil. “Ela [Maria Quitéria] foi para a guerra e se não fosse ela, as mulheres não poderiam nada”, disse a garotinha. O pai de Ester, Genilson Bahia, revelou surpresa quanto a escolha da filha e pensou que ela iria decidir por algum tema infantil.

“Ela gosta muito da Turma da Mônica e eu pensei que ela ia sugerir esse tema e de repente, [ela escolheu] a nossa heroína”, disse. Agora, as lembranças da festinha de oito anos fazem parte da decoração do quarto da garotinha. As informações são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas