Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Exército brasileiro homenageia oficial que foi condecorado por Hitler e lutou pela Alemanha nazista

O texto divulgado fala ainda que Otto foi “um sobrevivente da 2ª Guerra Mundial e das prisões totalitárias soviéticas, cuja vida foi encurtada por um ato terrorista insano e covarde” | FOTO: Divulgação |

Uma homenagem inusitada no Twitter oficial do Exército Brasileiro gerou repercussão no fim da segunda-feira (1). O aniversário de morte do major alemão Otto Maximilian foi lembrado por conta de ações de grupos de guerrilha contra o oficial. O detalhe, porém, é que Otto lutou pelo exército nazista alemão na Segunda Guerra Mundial.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo noticiou em 2 de julho de 1968, Otto chegou a ser condecorado por Adolf Hitler e permaneceu no Exército depois do fim da guerra. A publicação do Exército explica que o major estava no Brasil para participar de um intercâmbio de estudos militares, além de “apresentar ao mundo o valor do Exército da Alemanha, tentando desfazer a imagem negativa deixada na 2ª Guerra Mundial”.

Ele teria chegado ao País em 1966. No entanto, o major teria sido confundido com o boliviano Gary Prado, que participou da captura de Che Guevara e também fazia o curso, e foi morto pelo Comando de Libertação Nacional (Colina), um grupo guerrilheiro brasileiro.

O texto divulgado fala ainda que Otto foi “um sobrevivente da 2ª Guerra Mundial e das prisões totalitárias soviéticas, cuja vida foi encurtada por um ato terrorista insano e covarde”. A repercussão da homenagem não foi positiva para o Exército, que foi acusado de homenagear um adepto do nazismo, e não se posicionou sobre os apontamentos feitos. As informações são da Revista Carta Capital.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas