Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: “Primeira vez com negão não dói”, diz promotor a defensora em júri em Feira de Santana

A defensora Fernanda Nunes Morais diz que se sentiu constrangida e estarrecida com a saudação feita pelo promotor | FOTO: Divulgação |

A defensora pública Fernanda Nunes Morais foi alvo de ofensas machistas de um promotor de Justiça nesta quinta-feira (4) em meio a uma sessão do Tribunal do Júri no Fórum da cidade de Feira de Santana. Ao iniciar a sua fala durante o julgamento, o promotor Ariomar José Figueiredo da Silva cumprimentou a defensora, a quem ele não conhecia, e afirmou para ela ficar calma porque a “primeira vez com um negão não dói”. Era a primeira vez em que a defensora atuava em um caso com o promotor Ariomar, que fica sediado em Salvador e costuma atuar em julgamentos de crimes no interior do estado.

À reportagem, a defensora diz que se sentiu constrangida e estarrecida com a saudação feita pelo promotor. “A pretexto de me saudar, o promotor disse esta frase que foi extremamente desrespeitosa. Entendo não foi uma ofensa dirigida a mim como defensora, mas como mulher. Poderia ter acontecido com qualquer mulher”, afirmou. A ofensa foi registrada na ata da audiência e foi encaminhada à corregedoria da Defensoria Pública da Bahia. Segundo a promotora Fernanda Morais, a ofensa proferida pelo promotor deve ser encaminhada no âmbito das instituições e tratada de forma coletiva, de forma a abrir um debate sobre estratégias para combater a violência de gênero.

“Não quero pessoalizar este debate, não estou aqui para expor o promotor ou a instituição Ministério Público. Mas entendo que luta tem que ser pautada de maneira coletiva para evitar que outras defensoras, advogadas, promotoras ou servidoras passem por constrangimentos como este”, diz. Em nota, o Ministério Público do Estado da Bahia informou que “não houve qualquer intenção de ofensa” na frase proferida pelo promotor de Justiça Ariomar José Figueiredo da Silva.

“A instituição lamenta o ocorrido e se desculpa por qualquer ofensa eventualmente gerada pela frase dita em um contexto de sessão do Júri”, informou a nota. A Promotoria ainda afirmou que “a conduta de Ariomar Figueiredo é ilibada e que ele tem um excelente relacionamento com os servidores da Justiça baiana”. A Defensoria Pública do Estado da Bahia, em nota, manifestou solidariedade à defensora Fernanda Morais e criticou a ofensa proferida pelo promotor. As informações são da Folhapress.

Veja publicação da defensora Fernanda Morais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas