Ícone do site Jornal da Chapada

Produção de ovos de galinha caipira traz novas perspectivas em comunidades rurais baianas

A chocadeira, que tem capacidade para 574 unidades, está em pleno funcionamento e a média de pintinhos e aves, atualmente, é entre 40 e 50 aves por família | FOTO: Divulgação/SDR |

A implantação de aviários para a criação de galinhas caipiras e produção de ovos está transformando a realidade e garantindo renda para 1.577 famílias em toda a Bahia, além de movimentar a economia em comunidades rurais dos municípios baianos. A ação é realizada no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Peri Peri, Bela Vista e Adjacências, município de Palmas de Monte Alto, Território de Identidade Sertão Produtivo, 20 famílias já comemoram os primeiros resultados.

“O projeto foi ótimo e melhorou muito a vida na nossa comunidade! Todas as famílias estão trabalhando muito com os galinheiros e tendo um grande desenvolvimento com a criação de aves. A chocadeira já está funcionando e quase todos já têm os pintinhos. Estamos todos felizes. Agradeço primeiro a Deus e à CAR por essa oportunidade. Temos fé que vai dar tudo certo”, ressaltou o presidente da associação, Vandilson Ângelo da Silva. A média de ovos retirados por família é a partir de três dúzias, a cada semana. A comercialização é feita em feiras livres e em lanchonetes do município.

A chocadeira, que tem capacidade para 574 unidades, está em pleno funcionamento e a média de pintinhos e aves, atualmente, é entre 40 e 50 aves por família. Com a gestão eficiente do recurso, a associação conseguiu economizar e solicitou a construção de mais oito galinheiros, para atender outras 20 famílias. Todos os beneficiários da ação são capacitados pelo Bahia Produtiva, por meio da Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento (Asamil), organização selecionada por Chamada Pública para prestar o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), em Palmas de Monte Alto, para o manejo da criação, uso da chocadeira e manuseio da ração.

As famílias recebem ainda orientações para a preparação de alimentos alternativos para as galinhas. O projeto integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, para melhorar a renda e as condições de vida dos agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais da Bahia.

As famílias recebem ainda orientações para a preparação de alimentos alternativos para as galinhas | FOTO: Divulgação/SDR |

Bahia Produtiva
Alguns dos objetivos do edital Socioambiental do Bahia Produtiva são apoiar ações voltadas para a melhoria do manejo dos recursos naturais nas áreas de produção agrícola e pecuária, recuperação de áreas degradadas, incentivo a outras formas de produção e beneficiamento em bases agroecológicas, além de apoiar as iniciativas de comércio justo e solidário e a garantia da segurança alimentar e nutricional dos beneficiários.

O Bahia Produtiva, que é executado a partir de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, diferencia-se de outros projetos não só por aplicar recursos para investimentos produtivos, mas também por ofertar um serviço sistemático de Ater e apoio à gestão, ações de promoção de produtos sustentáveis e acesso a mercados, estratégia de alianças produtivas e aporte a políticas públicas complementares, entre outras iniciativas. Nos últimos quatro anos, o projeto selecionou 862 projetos em toda a Bahia, totalizando investimentos de aproximadamente R$290 milhões, beneficiando diretamente mais de 32 mil famílias. As informações são da SDR.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas