Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Doze cães são encontrados mortos em Ruy Barbosa; polícia investiga morte por envenenamento

O agricultor que cuidava dos animais suspeita que alguém jogou os pedaços de carnes enquanto todos dormiam, mas não sabe apontar o suspeito | FOTO: Reprodução |

A Polícia Civil do município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, investiga o possível envenenamento de 12 cães que apareceram mortos na última quinta-feira (11), na propriedade de um agricultor que cuida de animais abandonados na região. Um senhor conhecido popularmente pelo nome de ‘Miúdo’, realiza um trabalho social que acolhe, alimenta e cuida desses animais em situação de abandono na cidade chapadeira.

De acordo com o depoimento do agricultor, invadiram a sua propriedade e jogaram veneno para os cachorros. Atualmente o senhor ‘Miúdo’ cuida de 30 animais todos sem raça definida e que foram resgatados em situação de risco. O agricultor suspeita que alguém jogou os pedaços de carnes enquanto todos dormiam, mas não sabe apontar o suspeito.

Conforme a delegada Drª Cláudia Bensabath, caso o suspeito seja identificado, ele pode ser indiciado por praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, o que gera como pena de três meses a um ano de detenção e multa, conforme a legislação brasileira e pena prevista pela Lei de Crimes Ambientais 9.605/98.

A pena ainda pode ser aumentada de um sexto a um terço, em caso de morte do animal. O suspeito pode responder também por guardar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis e regulamentos. A pena é de um a quatro anos depois e multa. Com informações da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas