Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Globo Rural mostra projeto que atua com produtores de Baixa Grande, Pintadas e Ipirá

Mais de R$10 milhões foram investidos em assistência técnica, compra de equipamentos e na formação de cooperativas | FOTO: Divulgação/Adapta Sertão |

A Chapada Diamantina e o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe foram destaques do programa ‘Globo Rural’, da Rede Globo de televisão, exibido no último domingo (14), com uma reportagem sobre o projeto ‘Adapta Sertão’. Na reportagem, foram mostradas experiências de produtores rurais dos municípios de Baixa Grande, Pintadas, ambos na região chapadeira, e Ipirá, na Bacia do Jacuípe. Estes produtores estão conseguindo conciliar a produção rural com a seca graças a um projeto chamado Adapta Sertão.

O projeto testa tecnologias para que o produtor consiga ter renda mesmo em períodos de longa estiagem. Criado em 2006, o ‘Adapta Sertão’ é desenvolvido por várias Organizações Não-Governamentais (Ongs) para testar tecnologias de convivência com seca e adaptar modelo de produção as condições do semiárido. Este projeto atende 650 produtores no Território da Bacia do Jacuípe e permitiu a criação modo de produção para cada atividade, incluindo o extrativismo.

Mais de R$10 milhões foram investidos em assistência técnica, compra de equipamentos e na formação de cooperativas, que hoje garantem a comercialização de quatro tipos de produtos: leite, cordeiro, frutas e hortaliças. O projeto mobiliza recursos públicos para construção de cisternas de produção e ajuda com a parte de assistência técnica. “Agora eu disse, pronto. Minha profissão preferida!”, afirma dona Marinalva – que garantiu sua produção anual com a inclusão do projeto.

O futuro da iniciativa depende ainda de uma outra empreitada: o combate à desertificação. O coordenador do ‘Adapta Sertão’, o italiano Daniele Cesano, explica que o aumento da temperatura e a diminuição das chuvas nas últimas décadas estão acelerando esse processo. Para seguir produzindo, é fundamental, segundo ele, conscientizar os produtores para a necessidade de reflorestar a caatinga.

Jornal da Chapada

Confira vídeo publicado pelo Globo Rural

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas