Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Evento gratuito mostra como lidar com o Transtorno Opositivo-Desafiador

O Instituto NeuroSaber vai realizar a “Semana Entendendo o TOD”, entre os dias 29 de julho a 4 de agosto | FOTO: Divulgação |

Muito confundido com falta de educação, o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) tem sido um grande desafio para pais e profissionais das áreas de saúde e educação. Pensando em ajudar as famílias, o Instituto NeuroSaber vai realizar a ‘Semana Entendendo o TOD’, entre os dias 29 de julho a 4 de agosto. Totalmente gratuita, as inscrições para as videoaulas são feitas pelo site https://neurosaber.com.br/.

As conferências vão ser realizadas pelos especialistas da NeuroSaber, a psicopedagoga Luciana Brites e o neurologista infantil Dr. Clay Brites. O programa visa ensinar tudo sobre o transtorno com fundamentação científica, numa linguagem acessível e com muita aplicabilidade prática.

Dentre os diversos assuntos, o público vai aprender, por exemplo, a diferenciar se o filho(a) tem ou não TOD; quais os sinais de alerta que caracterizam o transtorno; os aspectos que influenciam o desenvolvimento disso, como lidar com a criança com TOD e mudar o comportamento agressivo, agitado e impulsivo do seu filho; como também tipos de tratamento disponíveis.

Sofrimento dos pais
Segundo o neurologista Clay Brites, muitos pais sofrem pelo fato de não entender as atitudes do filho, confundindo como apenas a “falta de limites” da criança ou do adolescente. “No entanto, o problema causado pelo TOD está além do controle da pessoa”.

“Por esse motivo, desejamos encorajar e ajudar as famílias a encontrar métodos eficazes para diagnosticar e conduzir uma criança com TOD, seja em casa, na escola e no convívio social”, destaca.

A psicopedagoga Luciana Brites comenta ainda que as aulas vão ser muito importantes, principalmente, para pais, mães ou cuidadores que tenham crianças com TOD ou com suspeita desse transtorno. “Mas também convidamos profissionais da saúde para aprender a como orientar essas famílias”. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas