Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Mudas nativas são produzidas em Ourolândia por associação de empreendedores

A Assobege assinou contrato com o Instituto Fábrica de Florestas para a produção das mudas, um dos pontos do projeto Viveiro Escola | FOTO: Divulgação |

Cerca de 20 mil mudas de plantas nativas serão produzidas anualmente no município de Ourolândia, no norte do estado, pela Associação dos Empreendedores do Mármore Bege Bahia (Assobege), conforme compromisso assumido pela associação em acordo coletivo proposto pelo Ministério Público estadual (MPE). A Assobege assinou na última quinta-feira (18) um contrato com o Instituto Fábrica de Florestas (IFF) para a produção das mudas, que é um dos pontos do projeto Viveiro Escola, definidos no acordo com o MP em dezembro do ano passado.

A produção deve começar em até 100 dias após a assinatura do contrato e tem como objetivo compensar os danos ecológicos causados pela exploração do mármore bege-bahia na região. De acordo com o promotor de Justiça Pablo Almeida, responsável pela celebração do acordo, os três anos iniciais do projeto serão coordenados pelo IFF. Após esse período, a Assobege manterá a produção nos sete anos seguintes. Assim, explica o promotor, será produzido e plantado um total de pelo menos de 200 mil mudas de plantas nativas – o que representa, para o município de Ourolândia, um ganho de mais de 10 plantios por cada habitante da cidade.

O projeto Viveiro Escola ainda deve promover a capacitação técnica de estudantes na área de produção e plantio de mudas; a formação de uma consciência ambiental nos jovens, que atuarão como multiplicadores ambientais; e a arborização não só das áreas de exploração do mármore, mas também do espaço urbano do município e de áreas de preservação ambiental da região. Outro compromisso do projeto será incentivar a educação ambiental e a participação de estudantes da região na produção e plantio das mudas. Jornal da Chapada com informações do MP.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas