Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: “Não procede caso de meningite em Itaberaba”; diz prefeito durante programa na internet

Conforme a gestão de Ricardo Mascarenhas, “o paciente foi levado para unidade de referência Couto Maia, em Salvador, e foi descartada a hipótese de meningite” | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Em programa ao vivo na noite desta segunda-feira (22), nas redes sociais, o prefeito de Itaberaba, na Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PSB), ao lado do secretário de Saúde, João Rodrigues, negou o caso de que um estudante da Escola Hercília Dias Mascarenhas estaria com suspeita de meningite. O assunto foi levantado por um internauta que perguntou ao prefeito sobre o caso. “Não procede, nosso secretário de Saúde recebeu a notícia que a informação não procede”, afirma Mascarenhas no programa ‘#FalaPrefeito’.

O titular de Saúde completa que, “o paciente foi levado para unidade de referência Couto Maia, em Salvador, e foi descartada a hipótese de meningite. Então as pessoas que tiveram acesso ou que de alguma forma estão se deparando com essa informação esclarecemos que não foi confirmado caso de meningite”. Diante dos esclarecimentos, a população itaberabense pode ficar tranquila quanto ao caso, mas deve ficar atenta com as vacinas e cuidados com a saúde.

Sobre a meningite
Conforme o Ministério da Saúde, a meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

Entre os agentes infecciosos, as meningites podem ser do tipo bacterianas e virais e são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clínico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos. Os sintomas são de acordo o tipo de meningite, mas podem ter sintomatologias parecidas e por isso é importante buscar a rede de saúde para realização de exames e tratamentos. Ainda existem outros dois tipos de meningite: a parasitária, e a fúngica, ambas não são transmissíveis.

Jornal da Chapada

Confira programa apresentado pelo prefeito em rede social

Se tiver dificuldade confira direto na página do gestor

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas