Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mais um voo não consegue pousar no aeroporto de Lençóis; problema continua sem solução

De acordo com informações, o Aeroporto Horácio de Matos “está batendo recorde de voos sem pousar nessa temporada” | FOTO: Jorge Brazilian/Flickr |

A celeuma do Aeroporto Horácio de Matos, em Lençóis, município da Chapada Diamantina, continua. Mais um avião de voo regular não conseguiu pousar na cidade no último domingo (21). Em 6 de junho, inclusive, o voo em que estava o secretário estadual de Turismo, Fausto de Abreu Franco, não pousou por uma decisão do piloto da aeronave, que não teve segurança para a manobra aérea (veja aqui).

Segundo o consultor da Agência de Desenvolvimento Humano (ADH), Hamilton Néri, que realiza o projeto para impulsionar o setor em Lençóis, o aeroporto “está batendo recorde de voos sem pousar nessa temporada. O que gera uma imagem negativa para o município. Volta um avião lotado para Salvador cada vez que não consegue pousar”, lamentou Néri. Ele disse ainda que a empresa Azul inclusive disponibilizou voos extras para suprir a demanda de turistas paulistas, que têm férias agora no meio do ano.

Em conversa com o Jornal da Chapada, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Anselmo Macedo, disse que sempre que há mau tempo fica complicado realizar a manobra de aterrissagem. “Quando o tempo fecha, só temos o visual, não temos instrumentos. A Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] sabe, o secretário de turismo sabe, o governo sabe”, desabafou.

Ele disse ainda, que foi pedida a instalação de um posto de combustíveis no local para abastecer as aeronaves, o que foi feito. “Mas sem avião eles não têm como se sustentar. Estamos dependendo disso para melhorar o turismo para toda a Chapada, não só de Lençóis. Realmente precisa maior empenho”, disse Anselmo.

“Eu já disse em mais de seis reuniões com o governo do estado sobre a homologação na aeronáutica de uma carta de aproximação, porque hoje só se aterrissa no visual, se tiver qualquer problema de não enxergar, o piloto não desce e macula a imagem da cidade”, afirmou Néri. Para ele o problema é fácil de resolver.

O governo precisa acionar a Aeronáutica para fazer um voo de medição marcar os pontos, facilitando a aproximação da aeronave, e emitir a carta. E essa é uma questão que envolve a Chapada Diamantina como um todo. “São dois voos regulares da Azul toda semana, nesse mês de julho aumentou a procura, houve voo extra e as aeronaves não conseguem descer”, completou o consultor da ADH.

O prefeito de Lençóis, Marcos Airton (PRB), o popular Marcão, complementou afirmando que encaminhou ofício tanto para o secretário anterior, José Alves, como esse que o sucedeu”, Fausto de Abreu Franco. “Eu acho um absurdo. Porque nós já fizemos várias reuniões e precisa simplesmente da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, junto com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia discutirem com a ANAC a vinda dos técnicos para fazer uma marcação”, desabafou.

Para o gestor, apenas essa carta de aproximação já resolveria o problema. “Está precisando simplesmente de vontade do governo do estado da Bahia junto com essas secretarias para solicitar essa carta. Ter equipamentos para operar apenas por instrumentos é um valor é muito alto. E a gente não tem como exigir isso uma vez que muitos aeroportos no Brasil não tem, mesmo com 100, 200 voos”, finalizou. A equipe de reportagem do Jornal da Chapada tentou contato telefônico com o secretário estadual Fausto de Abreu Franco, mas não o encontrou em seu gabinete para comentar o caso.

Seinfra responde
A Secretaria de Infraestutura da Bahia (Seinfra) informa que, por conta das condições climáticas como chuvas e ventos fortes, podem ocorrer cancelamento de pousos e decolagens em equipamentos aeroportuários, assim como aconteceu no aeroporto Horácio de Matos, em Lençóis.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Avião com secretário estadual de Turismo não consegue pousar para reunião em Lençóis

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas