Ícone do site Jornal da Chapada

“Aqui não tem alimentos com venenos”, diz Valmir na feira do MST em Salvador

O deputado federal Valmir Assunção durante abertura da feira estadual da reforma agrária do MST | FOTO: Jonas Santos |

A liberação de quase 300 agrotóxicos este ano pelo governo Bolsonaro (PSL) foi, mais uma vez, alvo de críticas do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Desta vez, o parlamentar tratou do assunto durante a abertura da 5ª Feira Estadual da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nesta quinta-feira (25), em Salvador. “Aqui não tem alimentos com venenos. São produções de ao menos 10 regionais livres de agrotóxicos, todos produzidos pelas mãos dos assentados e acampados do MST na Bahia. Lutamos pela vida e por mudanças estruturais que recoloquem o povo no centro do debate. Não se pode excluir os produtores de alimentos das políticas de desenvolvimento do país, como vem fazendo o governo de Bolsonaro”, salienta.

Mais de 50 tipos de produtos das regiões Extremo Sul, Baixo Sul, Sul, Recôncavo, Sudoeste, Oeste, Chapada Diamantina, Norte, Nordeste e São Francisco são oferecidos na feira até este sábado (27), na Praça da Piedade, na capital baiana. De acordo com a direção estadual do MST, a intenção é estreitar os laços entre campo e cidade e apresentar o modo de vida dos agricultores familiares, além de debater a atual conjuntura política do país e novas estratégias para o segundo semestre. “Teremos debates importantes com parlamentares, lideranças da área de educação, ato em defesa da reforma agrária e apresentações culturais durante a noite, como a banda Strelato, o cantor Tonho Matéria, Ed do Forró, e Márcia Short”, informa o membro da direção nacional do MST, Evanildo.

A também dirigente nacional do movimento, Liu Durães, salienta que a feira vai ampliar as discussões, os rumos da produção de alimentos saudáveis e a situação dos assentados e acampados no estado. “Vamos debater com as lideranças, cobrar mais ações para que a reforma agrária volte ao centro do debate da sociedade brasileira. É preciso que sejamos protagonistas desse processo de oposição contra o governo que se instalou no país. Os movimentos sociais têm essa força”, completa Liu. Nesta sexta (26), a feira recebe palestras dos parlamentares Valmir e João Daniel (PT-SE), além de João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST. Também participam a candidata ao PT da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, a ‘Lucinha do MST’, a secretária Estadual da Sepromi, Fabya Reis, e membros da Uneb, da Ufba e de movimentos sociais.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas