Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Policlínica Regional em Itaberaba deve gerar ao menos 90 empregos diretos

A informação foi confirmada pelo prefeito do município, Ricardo Mascarenhas, presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde Chapada Unida | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A Policlínica Regional, que será instalada no município de Itaberaba, para atender os territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, vai gerar ao menos 90 empregos diretos na policlínica. Essa informação foi confirmada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde Chapada Unida, que vai administrar a unidade de saúde com a participação de pelo menos 22 municípios dos territórios citados. “A policlínica vai gerar 90 empregos diretos. E cada cidade do consórcio vai receber um ônibus para que os pacientes possam realizar seus exames na unidade”, salienta o gestor de Itaberaba em programa na internet.

Entretanto, apenas depois do início das obras que a unidade aceitará currículos de profissionais para as vagas ofertadas. Até setembro deste ano, o governador da Bahia Rui Costa (PT) deve assinar a ordem de serviço para a construção da policlínica. Ela será instalada no terreno do antigo Clube Cajazeiras, localizado na Avenida Flaviano Guimarães. Conforme o prefeito de Itaberaba, a unidade “vai beneficiar cerca de 400 mil pessoas, cujo investimento será de R$ 20 milhões e atenderá toda a região”. Profissionais de diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia, vão atuar no equipamento.

Consultas e exames são disponibilizados por meio de agendamento prévio, realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados. A policlínica é uma unidade especializada de apoio diagnóstico, com serviços de consultas médicas em 11 especialidades diferentes (definidas com base no perfil epidemiológico da população da região), realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e oferta de pequenos procedimentos. Além disso, contam com 12 consultórios equipados com estrutura de ponta.

As estruturas físicas e equipamentos das policlínicas são investimentos do governo estadual e são mantidas por meio do Consórcio Público Interfederativo de Saúde formado pelos municípios. Nessa estrutura são ofertados serviços de média e alta complexidade (como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia, colonoscopia, mamografia, entre outros) por profissionais capacitados e equipamentos de última geração, para os municípios associados, viabilizando para os prefeitos uma oferta de serviços de qualidade com transporte próprio e a preços módicos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas