Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitura de Itaberaba libera vacina tríplice viral após casos de sarampo no estado

A vacina é a única forma de prevenir a ocorrência do sarampo na população | FOTO: Divulgação |

Os moradores de Itaberaba, município da Chapada Diamantina, podem procurar todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) para serem imunizados com a vacina tríplice viral. A medida foi tomada pela gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), após a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), confirmar três casos de sarampo importados na Bahia.

A Divep alertou para o risco de ocorrência de novos casos associados à importação do sarampo, o que torna essencial a manutenção de uma vigilância ativa para detecção oportuna de casos suspeitos e adoção de respostas rápidas para prevenção de surtos. A ideia da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Viep) de Itaberaba é intensificar o “bloqueio vacinal imediato” após exposição, com foco nos contatos diretos e indiretos suscetíveis na faixa etária de 6 meses a 49 anos.

Segundo a alerta, a vacina é a única forma de prevenir a ocorrência do sarampo na população. O risco da doença para indivíduos suscetíveis permanece, em função da circulação do vírus do sarampo em várias regiões do mundo e no Brasil, e da intensidade dos deslocamentos aéreos e terrestres. A partir da notificação de qualquer caso suspeito de sarampo, durante a atividade de investigação do caso, o município vai realizar busca ativa na área geográfica, a fim de detectar outros possíveis casos. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas