Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Programa ‘Saúde do Homem’ realizou cerca de sete mil atendimentos em Andaraí

O médico urologista e vice-prefeito do município de Andaraí, Venceslau Silva | FOTO: Divulgação |

Idealizado por Venceslau Silva, médico urologista e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o programa ‘Saúde do Homem’ já realizou 6.668 atendimentos em Andaraí, município da Chapada Diamantina. Pioneira no atendimento urológico gratuito e exclusivo para população da cidade, a iniciativa promove consultas médicas, exames de toque retal e de urina, endoscopia urinária, PSA e ultrassonografia do aparelho urinário (masculino e feminino). Implantado em 2014, na gestão do ex-prefeito Wilson Cardoso (PSB), o programa é realizado em cinco unidades de saúde, da sede e da zona rural do município.

“O ‘Saúde do Homem’ é responsável pelo diagnostico e cura do câncer de dezenas de pacientes, que não precisaram se deslocar para Salvador para um atendimento médico”, explica Venceslau Silva, que acumula o cargo de vice-prefeito de Andaraí, eleito na chapa do prefeito João Lúcio (PSD), nas eleições de 2016. No ano passado, ele apresentou o programa ‘Saúde do Homem’ para mais de 4 mil médicos de todo o país, durante o 36º Congresso Brasileiro de Urologia, realizado em Fortaleza. “Foi gratificante mostrar nosso programa em evento tão importante e saber que tem despertado em gestores de outros municípios a necessidade de dar uma atenção maior à medicina urológica”, pontuou.

Natural de Andaraí e líder político na região da Chapada Diamantina, Dr. Lau, como é chamado, garante que o ‘Saúde do Homem’ não está vinculado as suas atividades políticas. “Sou médico há mais de 50 anos e criei esse programa com o intuito de ajudar a população da minha querida Andaraí”, disse, acrescentando que “quando, assumi esse compromisso com os moradores de minha terra, nem sonhava em ser político”. Enfatizou ainda que, apesar de ser o idealizador, “hoje, o programa ‘Saúde do Homem’ pertence ao povo andaraiense”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas